Prefeito de Aroeiras do Itaim responde a processo criminal no TRE
O Prefeito da cidade de Aroeiras do Itaim Gilmar Francisco de Deus (PTB), está respondendo a um inquérito criminal que está tramitando no Tribunal Regional Eleitoral por abuso do poder econômico e doação de bens públicos a particular por troca de favorecimento eleitoral.No dia 16 de abril de 2010, o prefeito e mais 10 pessoas (testemunhas) foram ouvidas pelo juiz Litelton Vieira de Oliveira, titular da 4ª Vara e responsável pela 10ª Zona Eleitoral de Picos sobre o assunto, no processo que corre no TRE.
Segundo informou o juiz, o tribunal mandou uma carta de ordem para que a justiça eleitoral de Picos ouvisse todos os envolvidos e mandasse de volta o processo para aquela corte, para que sejam dados os devidos despachos sobre o processo, uma vez que somente o TRE tem competência para julgar esse tipo de ação contra um prefeito.
Como o processo corre em Teresina, somente o tribunal poderá proferir sentença a favor do prefeito ou contra ele. Para o juiz eleitoral como já ocorreu a audiência de instrução, é provável que em poucos dias a corte possa dar o parecer final.
O juiz não quis adiantar mais sobre ação por que como o processo é de competência do TRE, a ele só coube ouvir as partes envolvidas e remeter o processo de volta para a corte que deve se pronunciar a qualquer momento.