Rejane atinge 2,55% das intenções de votos a cargo na Assembleia
Pesquisa do 5º levantamento de uma série iniciada no ano passado, realizada pelo Jornal Meio Norte e Instituto Piauiense de Opinião Pú-blica (Amostragem) mostra que 74,85% dos eleitores piauienses ainda não sabem em quem votar para a Câmara dos Deputados e 1,93% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco ou anular seus votos.
A pesquisa aponta que 74,05% dos eleitores piauienses ainda não sabem em quem votar para deputado estadual e 1,67% dos eleitores disseram que querem anular seus votos ou votar em branco.
A constatação está na quinta rodada de pesquisas realizadas pelo Jornal Meio Norte - Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem). O presidente do Instituto Amostragem, João Batista Teles, estatístico e professor da Universidade Federal do Piauí, disse que o levantamento foi realizado entre os dias 21 a 24 de maio com 1.137 entrevistas em 56 municípios de todas as microrre giões do Piauí.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) sob o protocolo 9.246/2010. Segundo ele, a margem de erro é de 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos.
João Batista Teles disse que os eleitores demoram para definir seus candidatos a cargos proporcionais e só decidem durante a campanha eleitoral no rádio e TV ou quando recebem orientação dos líderes políticos de seus municípios.
Raros são os candidatos a deputado estadual que atingiram 1% das intenções de voto. Pela atual situação eleitoral, a Assembleia Legislativa, que possui 30 deputados estaduais, vai sofrer alterações significativas e as mulheres ocuparão muitas cadeiras.
O fenômeno é a ex- secretária estadual de Inclusão de Pessoas com Deficiência e ex-primeira-dama, Rejane Dias (PT), mulher do ex-governador e candidato ao Senado, Wellington Dias (PT).
Nenhum candidato a deputado estadual ou a deputado federal atinge se u atual índice de intenções de voto. A pesquisa Jornal Meio Norte-Instituto Amostragem aponta que Rejane Dias tem hoje 2,55% das intenções de voto dos eleitores piauienses para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa.
A pesquisa de intenções de voto para deputado estadual e deputado federal é espontânea. Isso significa que os pesquisadores do Instituto Amostragem perguntam apenas: “se a eleição fosse hoje, em quem o (a) sr (a) gostaria de votar para deputado estadual?” e “se a eleição fosse hoje, em quem o (a) sr (a) gostaria de votar para deputado federal?”, sem apresentar ou estimular nenhum nome.
Rejane Dias vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, mas aparece com 2,02% das intenções de voto para deputada federal.
Meionorte.com