Wellington Dias se consolida e atinge maior índice para o Senado
Depois de ter sofrido uma queda nas intenções de voto em março, depois da decisão de ter anunciado que iria ficar no Governo do Estado, voltado atrás e renunciado ao cargo, o ex-governador Wellington Dias (PT) atingiu neste mês seu maior índice, ficando com 59,45% das intenções de voto, mesmo patamar conquistado em outubro do ano passado, quando tinha 59,67% das intenções de voto.
A constatação está na quinta rodada de pesquisas realizadas pelo Jornal Meio Norte- Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem).O presidente do Instituto Amostragem, João Batista Teles, estatístico e professor da Universidade Federal do Piauí, disse que o levantamento foi realizado entre os dias 21 a 24 de maio com 1.137 entrevistas em 56 municípios de todas as microrregiões do Piauí.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) sob o protocolo 9.246/2010. Segundo ele, a margem de erro é de 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos.
Wellington Dias lidera a disputa ao Senado no Piauí. Ele tem 59,45% das intenções de voto estimuladas. Quem vem em seguida é o senador Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa (PDC), que tem 28,58% das intenções de voto em sua disputa à reeleição.
Em terceiro lugar vem o senador Heráclito Fortes (DEM), que disputa a reeleição, com 25,86% das intenções de voto.
Na última pesquisa Jornal Meio Norte-Amostragem não estimulou o nome do deputado federal Antônio José Medeiros (PT) para o Senado porque seu partido ainda não tinha decidido que iria disputar as vagas ao Senado com dois candidatos.
Os candidatos petistas são Wellington Dias e Antônio José Medeiros ao Senado na chapa majoritária do governador Wilson Martins (PSB), candidato à reeleição. Nas eleições gerais deste ano, os piauienses votarão para dois senadores. O Piauí tem uma representação de três nomes para o Senado, só que uma das vagas já está ocupada por João Vicente Claudino (PTB), que foi eleito em 2006 para o mandato de oito anos.
Os senadores brasileiros têm mandato de oito anos.
O JMN e o Instituto Amostragem estimularam outros nomes para o Senado. O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) obteve 12,31% das intenções de voto; o deputado estadual Robert Rios Magalhães (PC do B) obteve 11,61% das intenções de voto.
O deputado federal Ciro Nogueira (PP) tem 11,26% das intenções de voto estimuladas para o Senado. O ex-secretário de Fazenda Antônio Neto (PT) tem 4,13%; o advogado Antônio de Deus Neto (PCB) obteve 0,35%; Joaquim Saraiva (PR) 1,67% das manifestações de voto; e Toin do Frango (PSL) tem 0,35% das intenções de voto.
Os eleitores que não sabem ou não opinaram em quem votar somam 5,28% e os que declaram querer anular o voto ou votar em branco atingiram 2,99% dos eleitores entrevistados.
meionorte