Dia Internacional do Meio Ambiente passa em branco em Picos
O dia internacional do meio ambiente passou em branco na cidade de Picos, apesar de ter vários problemas de sócio-ambiental, poucas foram às pessoas que se manifestaram a respeito do assunto, pois nem mesmos os poderes executivos e legislativos se atentaram para o sábado 05 de junho dia do meio ambiente.
Durante essa semana o chefe da Delegacia Regional do Ibama na cidade de Picos Jonas Leal através de uma entrevista dada a uma emissora de rádio local, alertava para os grandes problemas enfrentados pelo órgão na fiscalização de toda macro-região composto de 65 municípios com apenas duas pessoas no escritório para fazer o serviço.
Jonas disse ainda que um dos grandes problemas na cidade de Picos ainda continua sendo o Rio Guaribas que recebe todos os dias dejetos e muito lixo, além da constante retirada de área do leito o que tem causado a erosão nas margens principalmente na zona urbana da cidade, e com isso, a mata auxiliar que tem a função de preservar o rio está sendo destruída ocasionado por essa prática.
De acordo com ele, mesmo as constantes fiscalizações realizadas pelo escritório regional de Picos, a degradação ambiental continua sem parar para atender os interesses de algumas pessoas.
Para ele, esse desrespeito à natureza e principalmente ao Rio Guaribas é um crime incalculável, e pede que a sociedade denuncie essa prática, pois as multas vão continuar sendo aplicadas a qualquer pessoa ou empresa que insistirem nesse delito, frisou ele.