Prefeito de Alagoinha adere ao “GF” e garante renda mínima para agricultores
Imagem: AZ
Clodoaldo Rocha Prefeito de Alagoinha
Enquanto em muitos municípios da Região do Vale do Guaribas os agricultores ainda lutam para que suas prefeituras realizem a adesão ao Garantia Safra, em Alagoinha do Piauí a situação é bem diferente. Desde que iniciou sua gestão em janeiro de 2009, o prefeito municipal Clodoaldo Rocha (PT) tem assinado anualmente a adesão ao programa garantindo uma renda mínima a todos os agricultores familiares prejudicados pela perda da lavoura.
Mas nem sempre foi assim em Alagoinha do Piauí. O município da região mais seca do estado que tem mais de 60% de sua população vivendo na zona rural, tirando o sustento da cultura de subsistência sempre ficou de fora do Garantia Safra. Isso porque, as administrações passadas nunca tiveram a sensibilidade de aderir ao programa, prejudicando a população mais sofrida e importante do município, o homem da roça.
Segundo o prefeito Clodoaldo Rocha, o beneficio do programa deste ano já está garantido para os agricultores alagoinhenses. O pagamento geralmente é efetuado no mês de janeiro do ano seguinte. Mas o prefeito disse que está lutando para que o valor seja liberado logo, ainda em agosto.
“As chuvas deste ano foram escassas na região e a perca da lavoura foi total. Os agricultores começaram a sofrer desde cedo os efeitos da estiagem e atualmente passam por dificuldades, por isso é importante garantir uma renda mínima para quem vive da agricultura.” Disse o gestor.
Garantia Safra
O Garantia Safra é um benefício social vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Seu objetivo é garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem.
Os recursos para o pagamento do benefício são constituídos das contribuições dos próprios agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União. Essas contribuições formam o Fundo Garantia Safra, administrado pela Caixa Econômica desde 2003.
Com informações portalAZ
