B. Sá foi afastado e Oeiras tem 'novo prefeito
A cidade de Oeiras a 400km ao sul de Teresina já tem novo prefeito. Trata-se do vereador Antonio Portela Sobrinho(PPS), presidente da Câmara Municipal. Ele assumiu por determinação do Tribunal Regional Eleitoral após a corte negar os embargos propostos pelo prefeito cassado Benedito Carvalho de Sá, o B.Sá do PSB.
O prefeito foi cassado por abuso do poder, compra de votos e corrupção eleitoral. A Ação foi ajuizada pela candidata derrotada na eleição de 2008, Alessandra Tapety, mulher do ex-prefeito Tapety Júnior. A posse de Antonio Portela que é aliado do prefeito cassado, deu-se no plenário da câmara na manhã deste sábado, perante os vereadores em sessão extraordinária.
O ao foi presido pelo 1º secretário da casa, vereador Expedito Martins(PSB), porque a vice-presidente, vereadora Furtunata Fontes que se negou comparecer a sessão. Na sessão que cassou o mandato do prefeito B.Sá, o TRE determinou que seja realizada uma nova eleição no prazo de 40 dias. Mas uma resolução do TSE diz que, não poderá haver eleição suplementar dez dias antes e nem dez dias depois da eleição geral no país.
Com isso, o novo pleito em Oeiras só vai acontecer depois do 1º turno da eleição geral deste ano. Mas o prefeito BSá não se dá por vencido. Ele entrou através de seus advogados com um recurso no o TSE em Brasília, na tentativa de retornar ao cargo. Se conseguir, a nova eleição fica suspensa.
REPÓRTER: Pedro Alcântara