Redirecionando

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Começam os trabalhos para o censo 2010

Os recenseadores estão caracterizados e portando o computador.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE deu início ontem ao Censo 2010. Em todo o país são 190 mil recenseadores que devem visitar as residências e coletar informações sobre a renda familiar, religião e quantos computadores na casa estão conectados à internet, dentre outros dados.

No Piauí são 3.253 recenseadores distribuídos em todos os municípios do Estado. Somente Teresina concentra 808 deles, subdivido por zonas: Centro (128); Leste (163); Norte (166); Sudeste (123); Sul (167) e zona Rural (51). Todos os recenseadores estão identificados por colete azul-marinho; boné da mesma cor, com aba amarela, o computador de mão, a principal novidade deste Censo.

Um dos principais desafios para os recenseadores é entrar nos condomínios que, de acordo com os últimos Censos realizados pelo IBGE, oferecem grande dificuldade para dar a permissão para o acesso aos apartamentos. Este ano o instituto está focando na conscien-tização da população sobre a visita aos apartamentos.

"É uma preocupação história. Como eles são responsáveis por quem entra e quem sai do condomínio eles temem dar acesso a uma pessoa estranha. Por isso a importância das pessoas ficarem atentas quanto os itens que identificam o funcionário de órgão", disse a coordenadora técnica do IBGE, Semirames Freire, que acompanhava o trabalho da recenseadora Tallita Batista, num condomínio localizado na zona Leste de Teresina.

"Não tive problemas em ter acesso a este condomínio. As pessoas estão bem receptivas. Alguns até brincam por ser um dia de domingo porque eu os acordo, mas outros até preferem porque durante a semana trabalham e não fica ninguém em casa", disse a recenseadora Tallita Batista, que viu no cargo uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. "Apesar de ser um emprego temporário, é uma experiência importante", comentou.

Nos casos de dúvida e desconfiança da pessoa que se apresenta como recenseador do IBGE a recomendação, além da observação dos itens, é ligar para o número exposto no colete do funcionário: 0800-721-8181. Por este número, é possível saber se a pessoa está ou não cadastrada no órgão.

Os dados coletados são usados principalmente para planejar políticas públicas dando um panorama das condições de vida dos brasileiros. Os resultados são repassados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e servem de parâmetro para o repasse de verbas federais a cada cidade. A partir das estimativas populacionais são definidas as cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.

O Censo é uma oportunidade para que o país possa ter uma noção das características reais do seu povo a respeito dos mais variados aspectos. É importante que a população colabore respondendo aos questionários e se certificando de que o recenseador é do IBGE.

Fonte: Diário do Povo

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010