Tempo de Wilson é 50% maior que o de Sílvio Mendes
A coligação “Para o Piauí seguir Mudando”, que tem como cabeça de chapa o governador Wilson Martins (PSB) na disputa ao Governo do Estado, terá 6 minutos e 14 segundos de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O número é dois minutos a mais que o da Coligação “A Força do Povo”, encabeçada pelo ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) e mais o que o dobro da coligação “Por um Piauí Novo”, encabeçada pelo senador João Vicente Claudino (PTB).
Wilson será o sétimo na ordem de veiculação da propaganda. Na dianteira, está a coligação “A Força do Povo”. Logo em seguida, vem o programa partidário do PSOL, seguido da Coligação “Por um Piauí Novo”, PSL, PMN, PCO, da Coligação “Para o Piauí seguir mudando”, e o do Partido Verde. Fechando o horário eleitoral gratuito, vem a propaganda do PSTU. A ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita foi definida ontem, em reunião realizada com representantes de todas as coligações e os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A propaganda eleitoral gratuita começa a ser veiculada no próximo dia 17 de agosto no rádio e na televisão. Até o dia 30 de setembro, os candidatos e coligações ocuparão espaços na mídia para divulgar suas propostas e pedir votos. O juiz Federal Sandro Helano, membro do Juízo Auxiliar da Propaganda, explicou que os candidatos do PCO e PSOL terão espaço na propaganda eleitoral gratuita, mesmo com registro de candidaturas indeferidas, por terem recorrido da decisão do TRE.
No sorteio, foi definido que a propaganda no rádio acontecerá de 7h às 7h50min e de 12h às 12h50min. Na televisão, os horários serão de 13h às 13h50min e 20h30min à 21h20min. No domingo, serão exibidas apenas inserções nos intervalos comerciais de cada emissora, sem horário eleitoral gratuito. Houve ainda sorteio de sobras de inserções para as coligações, fazendo com que os tempos para os candidatos variem de dois segundos a mais para alguns candidatos, dependendo do dia.
O espaço para a propaganda eleitoral gratuita aos candidatos à presidência da República e deputado federal será de 25 minutos cada, sempre às terças, quintas-feiras e sábados. Já as segundas, quartas, e sextas-feiras, os eleitores poderão acompanhar a propaganda dos candidatos a governador, deputado estadual e senador. O tempo será de 18 minutos para os candidatos a governador, 17 minutos para deputado estadual, e 15 minutos para senador, sempre nessa ordem.
Wilson Martins terá 6 minutos e 14 segundos. Depois dele vem Silvio Mendes, com 4 minutos e 27 segundos, e João Vicente Claudino, com 2 minutos e 51 segundos. Entre os demais candidatos, Teresa Britto é a que aparece com mais tempo: 58 segundos. Major Avelar, Geraldo Carvalho, e Lourdes Melo terão 40 segundos, cada um, para apresentarem suas propostas ao eleitorado.
Com informações O Dia
