Carros roubados são usados em campanhas
O delegado Francisco das Chagas dos Santos Costa, o "Bareta", titular da Polinter, afirmou, ontem, que vários carros roubados em outros estados, principalmente cami-onetes, estão sendo usadas por candidatos em suas campanhas. Ele afirmou que algumas já foram identificada e na próxima semana será deflagrada uma operação visando apre-endê-las e para que os responsáveis sejam ouvidos e indiciados em inquéritos como acusados de crimes de receptação.
Segundo o delgado "Bareta", ele já havia recebido informes de que esse fato estava acontecendo no Piauí e determinou que a sua equipe fizesse um levantamento, no entanto, na semana passada quatro veículos foram apreendidos em Esperantina, fato que o levou a intensificar os trabalhos e terminou constatando a veracidade dos informes.
O delegado "Bareta" afirmou que a situação é grave. Os carros são roubados e colocados placas frias e depois são adesivados por candidatos. Outros chegam a clonar as placas e usam documentos frios. Para ele, a situação é grave, mas garante que alguns já foram identificados e agora é apenas uma questão de dias para que todos sejam recolhidos ao pátio da Polinter.
"Bareta" afirmou que os carros serão apreendidos, levados para a Polinter e depois serão submetidos a exames periciais para identificar a origem de cada um. Depois os verdadeiros proprietários serão chamados para recebê-los, como também prestar depoimentos para saber se os veículos foram furtados ou tomados de assalto.
Os candidatos também serám chamados à delegacia para explicar como adquiriram, pois se foram comprados a preços a baixo do valor de mercado, serão indiciados por receptação dolosa, caso contrário por receptação culposa. O certo, diz o delegado, eles terão que se explicarem.