Começa execução de 3º plano para resgatar mineradores soterrados no Chile
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, chegou hoje à jazida San José, no Deserto do Atacama, para cumprimentar os mineradores soterrados e dar início ao terceiro plano para resgatá-los do local.
"Esta é minha quinta visita. Espero que a próxima seja para abraçar os 33 mineradores como presidente e em nome de todos e cada um dos chilenos", declarou o líder em companhia de sua esposa, Cecilia Morel, e da escritora Isabel Allende.
Trata-se de uma gigantesca máquina perfuradora que estava sendo usada pela Empresa Nacional de Petróleo e que foi desmontada e transportada desde o lugar onde operava até a mina San José, para abrir uma nova via de resgate.
Essa máquina perfura entre 20 e 30 metros por dia e, ao mesmo tempo, reforça as paredes do duto pelo qual seriam resgatados os operários.
"Hoje, pela primeira vez, estarão trabalhando as três máquinas simultaneamente. Não sabemos qual vai chegar, mas sabemos uma coisa: com a ajuda de Deus, vão chegar", ressaltou Piñera, que também estava acompanhado do ministro de Minas, Laurence Golborne.
Ambos se reuniram com as equipes de resgate que trabalham na mina há um mês e meio.
Fonte: folha.com