Feira do Empreendedor apresenta a viabilidade apícola no PI
O plano de negócio para a produção de mel foi elaborado com base em investimento inicial em cem colméias. O modelo é apresentado pelo Sebrae durante a Feira do Empreendedor, evento que acontece até domingo (07), no Centro de Convenções Atlantic City, na zona leste de Teresina. O Espaço do Agronegócio, onde são apresentadas as oportunidades de negócios da apicultura, é bastante visitado, principalmente por pessoas que desejam investir nessa cadeia altamente rentável.
Além da rentabilidade, outro atrativo dessa cadeia produtiva é a atual posição que ela ocupa no cenário econômico. O Piauí é o segundo maior produtor de mel do país e em agosto deste ano assumiu a liderança das exportações brasileiras, com volume de comercialização de 29,2% do total nacional. O Estado consegue sozinho produzir um quarto da receita das exportações de mel do país.
No plano de negócios apresentado pelo Sebrae, o novo produtor tem a oportunidade de conhecer outros produtos provenientes do mel como a própolis, a cera, o pólen e a geléia real. “Esses produtos tem um excelente valor de mercado e por isso são mais eficientes e lucrativos”, comenta o consultor.
Ainda segundo o documento, o investimento necessário para início de um empreendimento apícola é de aproximadamente R$ 15 mil, considerando todos os produtos, mão-de-obra, compra de colméias e roupas específicas para o apicultor.
Os visitantes do Espaço do Agronegócio conhecem também todo o processo de produção do mel, desde o campo até a casa de beneficiamento, tendo ainda contato com os diversos produtos da cadeia apícola.
A Feira do Empreendedor 2010 é uma realização do Sebrae no Piauí em parceria com o Sebrae Nacional, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Teresina, Governo do Estado, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
FEIRA DO EMPREENDEDOR 2010
Até 07 de novembro, no Centro Convenções Atlantic City
Horário de Funcionamento: 17h00 às 22h00
Entrada: 1kg de alimento não perecível.
Fonte: AZ