Oposição e governo brigam pela presidência da Câmara de Picos

A eleição para a presidência da Câmara Municipal de Picos biênio 2011/2012 deverá ser a mais acirrada de toda a história do poder legislativo. Com cinco vereadores em cada uma das bancadas, governo e oposição se articulam em busca de um voto decisivo, mas por enquanto o processo parece indefinido. Pelo lado da situação, o atual vice-presidente da Casa Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB) declara abertamente que chegou o momento de se eleger presidente e, garante que desta vez não está disposto a abrir mão de sua candidatura, nem que seja necessário contar com apoio da oposição.
A bancada de oposição também se articula e acredita que poderá vencer a disputa, tendo em vista que conta atualmente com o mesmo número de vereadores que a situação, que estaria dividida e com pelo menos dois fortes concorrentes: o próprio Iata Anderson e Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB), que ainda leva a vantagem de ser o mais velho e se tornar presidente em caso de empate.
Para discutir a sucessão na Câmara de Picos, os vereadores da oposição reuniram-se na última quarta-feira, 3 de novembro, às 15 horas, no gabinete de Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), enquanto que a situação deverá se reunir amanhã, 6 de novembro, com o mesmo objetivo.
Até o momento o prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), não se manifestou publicamente sobre o assunto, mas, especula-se que o candidato da sua preferência seria o vereador Manoel Vieira de Barros Lima, numa espécie de compensação antecipada por ele não ser mais o candidato a prefeito do Palácio Coelho Rodrigues em 2012 e, sim, a deputada eleita Tazmânia Gomes Medeiros de Oliveira, a Belê (PSB).
De acordo com o Regimento Interno da Casa, a eleição para escolha da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Picos ocorrerá na última sessão ordinária do ano, que agora em 2010 está prevista para acontecer no dia 17 de dezembro. A posse dos eleitos será no dia 1º de janeiro de 2011.
JP