Servidores da Justiça Federal confirmam paralisação na quinta

A semana no Piauí começou repleta de discussões sobre a revisão salarial dos servidores do Judiciário Federal. Diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal (Sintrajufe-PI) reuniram a categoria na Justiça Federal e TRT (Fórum e Fazendinha) na manhã desta segunda (08/11). Com boa adesão ao chamado para as reuniões nos três locais, os servidores decidiram por unanimidade paralisar as atividades dos órgãos nesta quinta-feira (11/11), de 8 às 12 horas, concentrando a categoria no prédio da Justiça Federal, ao lado do Hospital de Urgência Dr. Zenon Rocha (HUT).
A atividade acompanha o calendário nacional que irá paralisar os serviços do Judiciário Federal por 24 horas em vários estados da Federação. Nesta terça as reuniões serão realizadas na sede do TRE, cartórios eleitorais e na sede do TRT.
Saturnino Dantas, diretor de assuntos jurídicos do Sintrajufe-PI, conduziu a reunião nos três locais de trabalho, ressaltando a importância de a categoria participar desta mobilização nacional. Saturnino lembrou os servidores de várias dificuldades desde o início da luta, como a tentativa de imposição de subsídio, que deixaria 60% da categoria sem reajuste. O diretor também ressaltou a finalização do processo eleitoral, havendo a necessidade de cobrar o cumprimento do acordo entre o presidente Lula e o presidente do STF, Cézar Peluso, que garantiria a revisão salarial dos servidores após as eleições.
Reajuste seria cortado do orçamento de 2011
A notícia veiculada no jornal O Globo e reproduzida pelo Blog do jornalista Ricardo Noblat foi o centro das discussões entre os servidores. Segundo a reportagem, a equipe de Dilma Rousseff teria quatro projetos a vetar já no início de 2010, entre eles (e o primeiro da reportagem) o reajuste dos servidores do Judiciário Federal. “A história de todo gestor que inicia é de cortar gastos. Nós temos que ir pra rua e dizer que não aceitamos ficar mais quatro anos sem reajuste, por isso é de extrema importância a nossa presença nessa paralisação”, explica o servidor Pedro Laurentino, ao enfatizar a data da última revisão salarial da categoria: em 2006.
O DIA