Professor Cláudio Leal prepara livro Didático de História
O professor Cláudio Leal, natural da cidade de São João da Canabrava, mas que reside e trabalha em Picos está já há 20 anos colhendo informações sobre o município canabravense no qual pretende escrever um livro de história.
Professor formado e pós-graduado em história, Cláudio Leal tem se dedicado durante os últimos anos na coleta de dados com pessoas e instituições que contenham informação desde pré-história do município, passando pelos primeiros colonizadores, a passagem da coluna prestes, as secas de 1915, de 1932 e tantos outros fatos históricos até os dias atuais.
Segundo ele, tudo isso começou quando escreveu um pequeno livreto sobre a história de sua cidade, depois viu que era possível ampliar esse conhecimento e começou a coletar informações oralmente e logo em seguida corria atrás dos documentos que pudessem comprovar a veracidade dos fatos.
O mesmo já fez várias pesquisas na Câmara Municipal de Picos, já que antes da emancipação Canabrava pertencia á cidade modelo, depois foi até a cidade de São João do Piauí a procura de mais dados de alguns colonizadores bem como na Assembléia Legislativa do Piauí procurando informações que tratavam da emancipação política de sua terra natal.
Durante todos esses 20 anos de pesquisa, o professor disse que já viajou muito por toda região de Picos procurando informações a respeito da sua cidade, pois como o objetivo principal é tornar todo esse acervo em um livro didático, o trabalho de pesquisa continua.
“Hoje eu já tenho oitenta por cento do livro armazenado em um banco de dados, a partir de agora vou começar a escrever sem muita pressa, pois só penso em lançar o livro no dia 11 de abril de 2012, data de aniversária da cidade de São João da Canabrava”.
Para que seu livro possa ser adotado nas escolas municipais e servir como fonte de pesquisa para disciplinas, ele pretende recorre junto ao poder legislativo municipal e ao poder executivo local para que seja criada uma lei dando obrigatoriedade ao estudo do livro nas escolas públicas municipais.