Redirecionando

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Trânsito ao lado da Igreja Matriz de Picos fica interrompido, o motivo são as grades que sustentam as centrais de ar

POR JAILSON SILVA: Com a instalação das centrais de climatização da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, principal templo religioso da Igreja Católica em Picos, o pároco da diocese de Nossa Senhora dos Remédios, padre Gregório, se disse obrigado a resguardar o patrimônio da igreja. 


Ele informou que por se tratarem de grandes aparelhos, as centrais de ar ficam quase em sua totalidade do lado de fora do templo, tornando necessária uma proteção contra acidentes, com isso o trânsito para automóveis ficou interrompido na Rua Padre Madeira.

Duas grandes colunas de ferro, de aproximadamente 1,5 metros de altura, foram postas ao lado de um dos aparelhos, com isso os automóveis não conseguem passagem. O padre Gregório, ementrevista ao RiachaoNet pediu a compreensão dos motoristas da cidade quanto a medida adotada. 

Ele afirmou ter conversado com o prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), sobre assunto. O prefeito teria informado que pensaria e o comunicaria sobre a decisão
“Eu tive uma conversa com o prefeito tentando mostrar as nossas razões, e ele ficou de me dar uma resposta, então eu fiz por minha conta, inclusive disse para deixar a responsabilidade por conta do padre, até porque é meu dever preservar o patrimônio da paróquia”, explicou o padre Gregório.

Ele disse saber da polêmica que a decisão tem causado, mas lembra que até 2005, a Rua Padre Madeira era intrafegável, não sendo permitida a passagem de veículos até pela sua localização geográfica, destacando o fato de ficar em frente a uma clínica infantil.

O pedido para que a rua fosse interditada à passagem de automóveis é antiga, já que os fiéis reclamavam do barulho causado pelos veículos, em especial na hora das celebrações, além da poluição, dificultando a limpeza do templo. “Nós pensamos em várias situações, primeiro em proteger esse aparelho que ficou em cima da calçada”, comentou.

O padre Gregório disse que acalenta a expectativa de que futuramente a rua seja interditada de forma integral, com a construção de uma “pracinha” na Rua Padre Madeira, conforme requerimento apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Francisco de Assis Pio da Silva, o Titico (PP).

“Gostaria de contar com a compreensão da população picoense e da micro-região que nos visita”, falou o padre lembrando que a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi escolhida a segunda maravilha do Piauí, devendo ser portanto, preservada por toda a população.

Riachao
Imagem: Jailson Dias

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010