VERA MENDES: Vereadores aprovam orçamento e encerram ano legislativo
Por João Paulo Leal: Os vereadores que integram o Poder Legislativo do município de Vera Mendes encerraram no último dia 28 de dezembro o ano legislativo de 2010. Durante a sessão foi votado e aprovado o orçamento do município para o exercício financeiro de 2011.
Estiveram presentes na última sessão de 2010 os vereadores Carlos José da Silva (presidente da Casa), Noêmio Ciro da Vera, Ernesto Martinho de Paulo, José Neto de Sousa, Joaquim Gonçalves dos Santos, Domingos José de Sousa, Luís Abreu Filho, Antônia Noêmia de Sousa e Antônio da Vera.
CÂMARA FECHADA
Embora a sessão do dia 28 tenha transcorrido normalmente, no plenário da Câmara Municipal e sob a presidência do vereador Carlos José da Silva, o mesmo não aconteceu no dia anterior, dia 27, quando os seis vereadores que dão sustentação ao Governo Municipal, dentre eles o vice-presidente e o secretário da Mesa Diretora, convocaram uma sessão extraordinária para votação de uma emenda que altera a data de eleição e posse dos membros da mesa.
O presidente Carlinhos, como é mais conhecido, se negou a abrir a Câmara para que fosse realizada a sessão, mesmo com a presença de oito dos nove vereadores, inclusive os da oposição. Os parlamentares tiveram que realizar a sessão na sede do CRAS e na oportunidade aprovaram por unanimidade a alteração.
De acordo com a emenda aprovada, a data para eleição e posse dos membros da mesa diretora da Câmara, para o segundo biênio de cada Legislatura, será o dia 1° de janeiro do 3° ano legislativo. O texto anterior previa a data de 15 de fevereiro. “Nota-se claramente na atitude desastrosa do presidente, o desejo de continuar por mais tempo na presidência da Casa, mesmo contra a vontade de todos os demais vereadores” – criticou o vereador Noêmio Vera, ressaltando que os vereadores farão a eleição da mesa diretora no próximo dia 1° de janeiro, dentro ou fora da Câmara, com ou sem a presença do ainda presidente Carlos José da Silva.