Arrecadação do IPVA no Piauí cresce 17,71% em 2010
A arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Piauí apresentou um crescimento de 17,71% no ano de 2010. Segundo a Secretaria de Fazenda do Estado, o resultado positivo deve-se ao aquecimento na venda de veículos proveniente das facilidades de acesso ao crédito.
Em 2009, a Sefaz arrecadou R$ 87.7779.773,78, enquanto em 2010 o valor superou as expectativas e totalizou R$ 103.327.707,31.
De acordo com a coordenadora de Impostos Diretos e Taxas, Maria das Graças Lopes, esse incremento na arrecadação deve-se também aos esforços da Secretaria de Fazenda para diminuir a inadimplência dos contribuintes. "Em 2010, enviamos notificações aos inadimplentes, convocando-os para se regularizarem. O grande número de veículos novos também contribuiu bastante para este resultado", explicou.
Para 2011, a meta de arrecadação do IPVA é de 10,5%. "Continuaremos trabalhando para que novamente a arrecadação supere a meta estabelecida e possamos alcançar mais resultados significativos para o crescimento do Estado", enfatizou o diretor da Unidade de Administração Tributária, Paulo Roberto.
A tabela do atual exercício encontra-se disponível no site www.sefaz.pi.gov.br. Os contribuintes que efetuarem o pagamento em cota única, ou seja, o valor total do imposto, e até a data limite receberão o desconto de 15% sobre o valor do imposto. E para os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado será feito em até três vezes, mas não receberão nenhum desconto.
A Secretaria da Fazenda disponibiliza o parcelamento do débito do IPVA de exercícios anteriores em até 6 meses. O contribuinte interessado pode encaminhar-se a qualquer agência de atendimento e fazer a simulação do débito e assim escolher a melhor forma de pagamento.
Com Informações de O Dia
Imagem: O Dia
