Novo secretariado mexe com 10 deputados estaduais em janeiro
O novo governo de Wilson Martins (PSB) vai mexer com pelo menos 10 deputados na Assembleia Legislativa, agora no início do ano. Com a nomeação dos parlamentares para as Secretarias de Estado, haverá mudanças no parlamento estadual.
Foto: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

O presidente Themistocles Filho (PMDB) avisou hoje que vai respeitar a convocação de suplentes pela coligação e não pelo partido. “Quem quiser entrar pela cota de partido terá que entrar na justiça”, avisou Themístocles Filho.
A primeira mudança foi à renúncia do vice-governador eleito Antônio José de Moraes Souza (PMDB) para a posse amanhã, uma exigência eleitoral. Em seu lugar ficou Marcelo Coelho (PP).
Na Assembleia abrirá vaga com a indicação de Flávio Nogueira (PDT), que assumirá o Iapep, Hélio Isaias (PTB), que poderá assumir a Defesa Civil, João de Deus (PT), que irá para Sasc, Henrique Rebelo (PT) que vai ocupar a Secretaria de Justiça.
A primeira-dama, deputada estadual eleita, Lilian Martins (PSB) irá comandar a Secretaria de Saúde, Robert Rios (PC do B) vai para a Secretaria de Segurança Pública, Warton Santos (PMDB) que ocupará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Wilson Brandão (PSB) que assumirá a Secretaria de Governo. Pela legislação, os “deputados-secretários” precisam se licenciar do mandato.
Themístocles disse que tem 15 dias para a mesa diretora fazer a convocação dos suplentes a partir do dia da nomeação. O governador Wilson Martins já anunciou que assinará o decreto de nomeação amanhã.
Sobre a decisão do TSE, que mantém a recontagem de votos e afeta o mandato de João Madison (PMDB), Themístocles Filho, disse que não recebeu nenhum comunicado do Tribunal Eleitoral.
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com