Picos sediará de 21 a 23 de janeiro o 17º Congresso Estadual da Crônica Esportiva
POR JOSÉ MARIA BARROS: Com a participação de radialistas e jornalistas de todo o estado, terá início amanhã, 21 de janeiro, no auditório do Picos Hotel, o 17º Congresso Estadual da Crônica Esportiva do Piauí. O evento, que se estende até o próximo domingo, 23, é promovido pela Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Piauí (APCDEP), em parceria com a prefeitura local.
O Congresso, que acontece todos os anos, serve para a categoria discutir e estimular o intercambio da crônica esportiva piauiense. A abertura solene acontecerá amanhã, às 20 horas, no auditório do Picos Hotel e contará com a presença do presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), Aderson Maia Nogueira; presidente da APCDEP, Manoel da Silva Ramos; prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), dentre outras autoridades e convidados.
Semana passada o presidente da APCDEP Manoel Ramos esteve visitando a cidade de Picos e foi recebido em audiência pelo prefeito Gil Paraibano no Palácio Coelho Rodrigues, oportunidade em que trataram sobre os últimos preparativos do Congresso Estadual, que deverá contar também com a presença de cronistas esportivos de outros estados da federação.
Além de discutir assuntos inerentes à crônica esportiva, este ano o congresso terá uma novidade, que será a criação do Sindicato Estadual dos Radialistas , cujo presidente será o gestor da APCDEP Manoel Ramos. Ano passado o encontro foi realizado na cidade de Elesbão Veloso e o resultado foi considerado positivo.
Programação
Nesta sexta-feira, 21 de janeiro, a partir das 20 horas, haverá a abertura solene com a presença das autoridades e logo depois, jantar de confraternização no restaurante do Picos Hotel.
No sábado, 22 de janeiro, às 08 horas da manhã, instalação da assembleia geral e prestação de contas do exercício 2010. Logo depois, primeira palestra com o presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino Oliveira, que abordará o tema: O futebol profissional do Piauí falta tudo – qual sua perspectiva se não tem calendário, não cumpre a Lei Pelé e o Estatuto do Torcedor?. Haverá em seguida uma plenária, tendo como sabatinadores o Presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais e cronistas esportivos.
A segunda palestra da manhã ficará a cargo de Barbosa, que abordará o tema: “O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) cumpre o seu papel?”. Depois haverá plenária para debate sobre o assunto abordado.
Na parte da tarde, a partir das 14 horas, palestra com o presidente da Abrace Anderson Maia, que abordará temas relevantes como a Lei Pelé art.90, crônica desportiva, dirigentes da FFP e clubes podem boicotá-la tornando inválida da APCDEP do Piauí. Em seguida, plenária, show com o humorista Deusdeth Nunes, o Garrincha e jantar de confraternização. No domingo, 23, retorno dos congressistas às suas cidades de origem.
GP1