Redirecionando

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Prisões do Piauí têm quase 700 detentos a mais que número de vagas

Fonte: AZ: O sistema prisional piauiense tem quase 700 detentos a mais que sua capacidade. São aproximadamente 2,7 mil presos recolhidos nos 14 estabelecimentos prisionais disponíveis no Estado, que oferecem apenas 2.105 vagas. Dessas prisões, duas são casas de albergados, uma é colônia agrícola e outra é hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, ou seja, não são presídios para acomodar os prisioneiros em tempo integral. 



Neste sentido, são dez estabelecimentos de regime fechado, dos quais dois são femininos. Dados do Ministério da Justiça, ainda referentes a junho, mostram que as vagas ofertadas por regime no Estado estão trocadas, o agrava ainda mais essa situação de superlotação. São 1309 vagas no regime fechado, onde só 290 detentos as ocupam, enquanto que 1.915 detentos ocupam 336 vagas para provisórios (ainda sem julgamento).

Só na Casa de Custódia, situada na zona Sul de Teresina, existe quase o dobro de presos para sua capacidade. E tentar acabar com essa situação será um dos principais desafios, se não o maior, do novo secretário de Justiça do Estado, deputado estadual Henrique Rebelo (PT), que assumiu a pasta prometendo dar continuidade as obras de construção de novos presídios no Piauí. 

“Temos cerca de 2,7 mil presos recolhidos em nosso presídios e precisamos de mais vagas. Então, vamos ver a situação das obras dos presídios que estão em andamento para amenizar essa situação”, anunciou. Pelo menos três presídios estão com obras em andamento. Eles ficaram com as obras paralisadas, ainda em 2010 por conta de pagamento as construtoras das mesmas. “Vamos procurar dar andamento as obras e resolver outros problemas”, disse. 

O deputado Henrique Rebelo assume a pasta da Justiça pela segunda vez. Ela já esteve a frente do órgão ainda no primeiro Governo de Wellington Dias (PT), hoje senador da República. Em seguida, Rebelo deixou o cargo para se dedicar a reeleição na Assembleia Legislstiva, em 2006. Porém, assumiu a Secretaria Cleia Maia, que era bastante ligada ao parlamentar petista que retorna ao cargo.

Imagem: Ilustração

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010