Redirecionando

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Somente 6% das obras do PAC no Piauí foram concluídas

Portal AZ: Um total de 28 obras previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já foram concluídas no Piauí em quatro anos, conforme levantamento da ONG Contas Abertas. Os dados foram recolhidos a partir dos relatórios estaduais divulgados pelo comitê gestor do PAC. Entretanto, mesmo o volume total das inauguras ser considerado grande, o Estado ainda se apresenta como o de menor índice percentual de conclusões de obras. 


Até dezembro de 2010, somente 28 das 482 ações listadas foram devidamente finalizadas - as ações estão listadas pelo governo nos eixos social-urbano, logístico e energético. Com isso, o índice de conclusões de obras com recursos do PAC no Estado fechou os quatro primeiros anos em 6%, bem distante da média nacional que foi de 19%, ainda assim considerado baixo para os especialistas. 

Conforme a tabela do Contas Abertas, disponibilizado no site da ONG na internet, o líder nacional de obras do PAC já concluídas é o Estado de Roraima, com metade já entregues. No eixo Rio-São Paulo, por exemplo, os índices de obras finalizadas nos últimos quatro anos é de 16% e 19%, respectivamente. No geral, 2.516 obras de 13.377 previstas pelo Programa já foram entregues em todo o país. 

Ainda segundo a ONG, no Piauí outras 155 obras com recursos do PAC estão em andamento, 15 em execução, 17 em licitação e 267 em fase de ação preparatória, ou seja, mais de 55% do total de obras no Piauí previstas no PAC ainda sequer saíram do papel. O coordenador do PAC no Estado, Mirocles Veras, foi procurado pela reportagem para comentar sobre os dados, mas não foi localizado. 

Porém, o coordenado estadual tem concedido entrevistas à imprensa garantindo a conclusão das obras do PAC no Piauí. Conforme Mirócles, já existe verbas, na ordem de R$ 159,3 milhões, garantidas para o PAC2 no Estado. A primeira fase da aplicação dos recursos será destinada para a realização de obras de drenagem, habitação, saneamento básico, construção de praças e 22 unidades de ponto de atendimento de saúde.

“O diferencial deste novo projeto foi a abertura direta para inscrição dos municípios. As obras estão previstas para o orçamento 2011 e deve iniciar ainda no primeiro semestre do próximo ano”, informa o coordenador do PAC no Piauí, Mirócles Veras, ao portal da CCOM. O PAC 2 contabiliza investimentos da ordem dos 18,5 bilhões.

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010