Transnordestina emprega 2.500 pessoas no Piauí
O governador Wilson Martins (PSB), reuniu-se durante a manhã desta segunda-feira(07/06), com o Presidente da Transnordestina Tufi Daher Filho e o Diretor da ODEBRECHT, Pedro Leal, na residência oficial, para tratar das obras da Transnordestina no Piauí. Segundo o presidente Tufi Daher a construção da ferrovia Transnordestina já emprega 2.500 pessoas de um total de 7 mil serão funcionários que serão contratadas durante a construção das obras que ligam o município de Eliseu Martins, sul do Piauí, com os portos de Suape, em Recife (PE) e de Pecém, Fortaleza – CE.
São sete lotes no Estado do Piauí da Transnordestina no PI, quatro já estão em andamento. Segundo Tufi as obras estão na fase de terraplanagem e iniciando o que é chamado de obras de artes especiais onde são feito pontes, viadutos e bueiros.
A expectativa é partir do ano do próximo ano, a super estrutura comece a ser montada com a colocação dos trilhos que já foram comprados. A ideia é que, até segundo semestre de 2012 a transordestina comece a funcionar no Piauí. Só na construção da vias da Transnordestina foram investidos 5 bilhões 422 milhões, onde R$ 1 bilhão e 300 desse valor é do Piauí.
“Já temos um contrato assinado com a Suzano para a linha antiga que interligara Nazaria à Teresina, que exportará produtos que a Suzano produzirá para o porto de Itaqui para o porto de Pecém” afirmou Tufi.
O governador Wilson disse que foi feito um planejamento para que o andamento da obra seja acelerado. E revelou que existem dificuldades no lote 5 que fica na proximidade de São João do Piauí e Simplício Mendes.
Tufi Daher Filho, Pedro Leão e o governador Wilson Martins vão se reunir com o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Edvaldo Moura, para solicitar a agilização da autorização da desapropriação de terras do lote 5 da obra, que liga os municípios de São João do Piauí a Simplício Mendes.
com informações 180 graus.