Governo do Piauí expande escolas de tempo integral
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Adotado em 2009 no Programa de Educação do Governo do Estado, as escolas em tempo integral é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e devem ser implantadas de forma gradativa na rede pública de ensino.
No Piauí, 18 unidades de ensino funcionam em tempo integral, são sete escolas do ensino médio, cinco do profissional e três do ensino fundamental. Atualmente 4.135 alunos estão inseridos no ensino integral do Estado.
Diariamente, o aluno entra na escola às 7h20 e só sai às 17h, no ambiente o aluno assiste aulas, tem reforço escolar das disciplinas onde apresenta deficiência, desenvolve atividades físicas e de capacitação profissional.
Segundo a secretária da Educação, Maria Xavier, esse é o modelo de escola do futuro. “Nosso aluno nem sempre tem a oportunidade de ter um reforço escolar com aulas a mais e acompanhamento do professor, e isso nós estamos oferecendo na própria escola”, disse a educadora.
Cada escola que oferece o ensino em tempo integral deve estar adaptada para o modelo de ensino, o estabelecimento deve oferecer refeitórios e vestiários para uma melhor qualidade para os alunos. Várias escolas no Piauí serão adaptadas para oferecer aulas durante todo o dia, um investimento de R$ 2 milhões para a construção de escolas modelo.
O trabalho integrado de gestores, professores e alunos mostra que o programa vem dando certo e trazendo qualidade para o ensino do Estado. Um exemplo disso é o aumento no número de aprovações nas Universidades Federal e Estadual.
A Escola Raldir Cavalcante, em Teresina, localizada no bairro Renascença II, que utiliza o Programa de Ensino de Tempo Integral, também obteve índices acima da média nacional de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009.
Segundo a gerente de Programas Especiais das Escolas de Tempo Integral, Rosângela Carvalho, para que este modelo de ensino dê certo é necessário o empenho de todos, desde o gestor e o educador ao aluno inserido no programa.
“Já temos bons resultados por que todos participam dedicadamente do programa de período integral de ensino, o aluno é mais dedicado por que tem mais tempo para estudar, o professor com condição especial de trabalho também fica motivado. Já tivemos visitas de gestores de outros estados para conferir o nosso modelo de ensino, todos saíram admirados com o nível e a qualidade do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique Sousa”, disse Rosângela Carvalho.
Fonte: Ccom