TSE autoriza envio de força federal para eleição em Isaías Coelho
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de força federal para garantir a normalidade da eleição suplementar para prefeito em Isaías Coelho (PI), marcada para domingo, dia 18 de julho. A solicitação foi encaminhada ao TSE pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
A decisão foi tomada com base em argumentos levantados pela justiça eleitoral do Piauí. De acordo com o documento, a presença de forças federais é necessária pelo “clima de tensão por que passa o município” causado “pelo tradicional confronto entre as lideranças políticas que disputam a chefia do Executivo local”.
Nas duas últimas eleições realizadas em Isaías Coelho, o TSE autorizou o envio de força federal.
Ao relatar o pedido de reforço federal no plenário da Corte, o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), citou o acirramento político tradicional. “Dos fatos narrados pelo Juízo responsável pela realização do pleito, bem como pela Corte Regional, transparece a necessidade de que haja a atuação de força federal no Município de Isaías Coelho, especialmente porque há uma histórica e acirrada disputa eleitoral, a qual importou, inclusive, em envio de forças federais em pleitos anteriores.”
Nova eleição
O prefeito Everardo Araújo de Moura (PTB) e seu vice, Arismagno Carvalho, o Boim (PMDB), foram cassados por abuso de poder econômico durante as eleições de 2008. Com isso, o TRE determinou a realização de eleição suplementar no município.
Duas chapas foram inscritas para concorrer no novo pleito, que será realizado no próximo domingo (18). Waldemar Mauriz (PSB) disputa com Maria do Espírito Santo (PMDB) o comando do executivo de Isaías Coelho.
Por determinação da Secretaria Estadual de Segurança do Piauí, o delegado geral da Polícia Civil de Picos Everton Ferrer e mais um delegado e um agente já estão na cidade desde semana passada para ajudar o delegado daquela cidade, antes, porém, o delegado do 1º DP Adolfo Henrique já havia estado na cidade por alguns dias e como o pleito eleitoral é bastante acirrado se faz necessária a maior segurança possível pala a realização do pleito.