Redirecionando

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Governo Lula só conclui 2% das obras do PAC no Piauí

Enquanto os debates sobre quem investiu mais esquentam a campanha ao Palácio do Planalto, levantamento realizado pelo Contas Abertas sobre o andamento das obras de saneamento previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mostra que a situação ainda está longe da ideal. Das 8.509 ações planejadas no programa para o período 2007-2010 e pós 2010, somente 1.058 (12%) foram concluídas até abril deste ano. Os dados estão nos 27 relatórios estaduais elaborados pelo comitê gestor do PAC, divulgados em junho.

O Piauí é a segunda unidade da federação com menor número de obras concluídas. De um total de 353 obras previstas para o Estado apenas 94 estão em execução e até agora, somente 7 foram concluídas, o que representa apenas 2% do total de obras previstas. Para este ano, estão previstas investimentos de R$ 382 milhões.

De acordo com o CA, em todo o país mais de 2,6 mil obras de saneamento estão em execução, o equivalente a 31% do total, enquanto 269 estão em processo licitatório. A maioria, 3.595 (42%), no entanto, está no estágio classificado como “ação preparatória”, ou seja, ainda em fase de estudo ou licenciamento. O restante, 960, está “em contratação”. Entre as obras espalhadas por todo o país, de diferentes dimensões, estão as de ampliação do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, saneamento rural e em áreas indígenas e quilombolas, drenagem, melhorias sanitárias domiciliares e em escolas.

O Distrito Federal é a única unidade federativa onde o percentual de ações concluídas é zero. Das 20 ações previstas no PAC para a capital do país, que concentra um dos mais altos índices de saneamento básico do Brasil, nenhuma foi inaugurada até abril. Completam a lista dos estados com menor percentual de obras concluídas Rio Grande do Norte (1%), Piauí (2%) e Goiás (2%).

Na outra ponta - com os maiores índices de empreendimentos finalizados -, destaque para Roraima (48%) e Acre (35%), no Norte, seguido de Mato G. do Sul (34%).

Fonte: Com informações do Jornal Diário do Povo

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010