Redirecionando

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Reportagem de Veja diz que petistas tentaram produzir dossiê contra Heráclito

Uma reportagem publicada na revista Veja desta semana informa que o senador piauiense Heráclito Fortes (DEM) teria sido vítima de uma rede especializada em produzir dossiês contra políticos de oposição ao governo Lula.

A rede, segundo a revista, é composta por petistas que ocupam cargos em empresas estatais. Heráclito teria sido alvo de Sérgio Rosa, que estava até maio deste ano na presidência da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

Conforme a reportagem, Sérgio ordenou que um assessor, o advogado Gerardo Santiago, cruzasse dados de voos feitos pelo senador com os voos em que viajou o ex-banqueiro Daniel Dantas, preso em 2008 pela Polícia Federal durante a Operação Satiagraha, destinada a investigar os dedobramentos do caso "Mensalão", que estourou em 2005.

Ainda de acordo com Veja, o então presidente da Previ tinha a intenção de produzir um dossiê comprovando que Heráclito recebia favores de Dantas. Nada, porém, foi descoberto. Apenas a coincidência de um voo do jato do banqueiro a Teresina no mesmo dia do aniversário da esposa do senador.

Além disso, o parlamentar piauiense teria sido alvo de uma outra armação comandada por José Luiz de Cerqueira César, à época em que era vice-presidente do Banco do Brasil, indicado justamente por Sérgio Rosa.

Cerqueira César teria quebrado o sigilo bancário de Heráclito e de outros integrantes da oposição. A bisbilhotagem nas contas do senador do DEM teria a finalidade de identificar supostas transferências de dinheiro feitas por Heráclito ao caseiro Francenildo da Costa, que ficou nacionalmente conhecido ao denunciar que o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci frequentava uma casa de festas mantida por lobistas e empresários com interesses em negócios do governo.

A assessoria da Previ à época em que Sérgio Rosa a presidia não confirmou nem negou a denúncia apresentada por Veja, de que o advogado Gerardo Santiago produzia dossiês.

A assessoria da atual gestão informou que a política da companhia impede práticas como a elaboração de dossiês e o uso de documentos sigilosos.

Com informações de O Dia

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010