Por Jailson Dias: Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (18) o vereador Francisco de Assis Pio da Silva, Titico (PP), não escondeu que a sucessão da mesa diretora da Presidência da Câmara Municipal de Picos já ocupa a pauta de discussões políticas dos parlamentares.
Ele afirmou que a oposição está se articulando para o pleito, mas reconhece Manoel Vieira (PMDB) tem maiores chances de ocupar o cargo.
Titico faz essa análise baseando-se na atual composição do poder legislativo municipal, que possui cinco vereadores situacionistas e cinco oposicionistas. Todos possuem direito a voto, o que empataria a disputa que deve ocorrer no dia 1° de janeiro de 2011. Mas segundo Titico, Manoel Vieira é o mais velho dentre os parlamentares, como a idade é um critério de desempate, ele ficaria com a vitória contra qualquer parlamentar da oposição.
“Caso permaneça como está seria eleito o vereador Manoel Vieira, que é o mais velho, mas daqui para o final de dezembro poderemos conseguir um voto ou dois”, frisou o vereador lembrando que as articulações políticas deverão ser intensa. Ele acredita que essa será a eleição mais acirrada da presidência da Câmara Municipal nos últimos anos.
No início da atual legislatura a situação era mais tranqüila para o prefeito Gil Paraibano (PMDB), que contava com sete vereadores situacionistas, fato que mudou ainda em 2009 com duas dissidências, do vereador Hugo Victor (PMDB) e de Francisco Gonçalves, o Chico de Chicá (PMDB), atual presidente, eleito inclusive com o apoio do prefeito.