Primeira parcela do seguro-safra é liberada hoje
Várias famílias que tiveram grande parte de sua produção perdida no ano de 2010 receberão a partir de hoje (18) o seguro-safra. A atencipação do pagamento foi anunciada na manhã de hoje em solenidade no Palácio de Karnak pelo secretário de desenvolvimento rural (SDR) Rubem Martins. No Piauí, 96 municípios foram contemplados com o programa, num total de 54.712 famílias atendidas. Foi destinado para o pagamento 40,8 milhões de reais a essas famílias, divido em quatro parcelas.
As famílias atenditas são de pequenos produtores rurais que possuem de seis a dez hectares de terras e tiveram mais de 50% da sua produção perdida pela estiagem.
As famílias atenditas são de pequenos produtores rurais que possuem de seis a dez hectares de terras e tiveram mais de 50% da sua produção perdida pela estiagem.
A deputada estadual Lílian Martins falou em nome do governador Wilson Martins da importância que deve ser dada pelos prefeito do interior a esse programa. "O seguro-safra é uma das possibilidades que os prefeitos podem dar aos seus munícipes na hora da adversidade como essa. Quando falo em exclusão e inclusão esta é uma inclusão. Não basta dar conhecimento tecnológico é necessário garantir outras formas de oportunidades a esses trabalhadores", disse a deputada.
O secretário da SDR falou ainda que essa é a primeira vez que se passou da meta necessária para receber o seguro-safra e lamentou que a cidade de Teresina não tenha aderido ao programa. "Desde 2003 que é liberado as parcelas. Ano passado tivemos dificuldades de atingir a meta, mas essa ano ultrapassamos o esperado e lamento muito que a cidade de Teresina tenha ficado fora sendo que aqui tem mais de cinco mil pequenos produtores rurais" falou o secretário.
Este ano o números de famílias atendidas no Piauí foi maior desde a adesão ao programa. As cidades de São Raimundo Nonato e Picos tiveram o maior número de famílias beneficiadas quase três mil famílias. "O programa teve uma maior divulgação no ano passado e também tivemos uma grande estiagem, esse são um dos motivos para o aumento significativo em pessoas contempladas" explica o coordenador do Seguro Garantia Safra da Superintendência de Desenvolvimento Rural, Matias Ribeiro.
Fonte: acessepiaui
