Redirecionando

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Campo Grande do Piauí e mais três municípios ganham NASF 1

A Prefeitura de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde investiu no projeto de aquisição e implantação  do Núcleo de Apoio à Saúde da Família –NASF 1,  com o objetivo de ampliar  os  serviços de saúde, garantindo a continuidade e integralidade das ações das equipes  de Saúde da Família com atendimentos em Ginecologia, Pediatria. Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo e Educadores Físicos. 


A implantação e instalação do NASF sediado em Campo Grande do Piauí foi possível em virtude do consórcio intermunicipal com o s municípios de Alagoinha do Piauí , Alegrete do Piauí  e Vila Nova do Piauí , beneficiando mais de 22 mil pessoas que contam agora com os serviços de saúde em várias especialidades.
Inauguração do NASF 1 em Campo Grande do Piauí

O NASF irá ampliar a abrangência e a diversidade das ações das Equipes Saúde da Família, atuando em parceria com os profissionais do PSF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios que fazem parte do consórcio intermunicipal. Desta maneira, o NASF não é porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Campo Grande do Piauí , Gilberto José de Brito que coordenou a elaboração do projeto e a implantação d o  mesmo,  o NASF conta com oito profissionais de nível superior como médico ginecologista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e educador  físico.
Gilberto José de Brito, secretário de Saúde de Campo Grande do Piauí

“ Foi uma luta conseguir implantar esse núcleo, mas graças a sensibilidade de nosso prefeito Baiá e dos prefeitos e secretários municipais de Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí e Vila Nova do Piauí  nós conseguimos e hoje estamos entregando as comunidades dos municípios consorciados esse núcleo que marcará a história da saúde desse municípios. O NASF é dotado de toda estrutura para fazer os atendimentos e dar resolutividade  aos serviços e conta também com um veiculo Fiat e uma moto”, disse Gilberto.

Para o prefeito de Campo Grande do Piauí, João Batista de Oliveira-Baiá,  a implantação do NASF é mais um resultado do trabalho sério desenvolvido pelo município com o objetivo  de beneficiar a população que precisa cada vez mais da ampliação dos serviços de saúde para evitar o transtorno de ser  encaminhada para os grande centros em busca de atendimento em algumas especialidade .
Prefeito de Campo Grande do Piauí, Baiá

“ Estamos contente e gratos ao empenho do secretário de saúde desse município, mas também a sensibilidade e apoio dos prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios que integram esse consórcio. Esse é um grande passo dado pelos gestores para garantir melhorias em saúde para a população “, disse Baiá. 

A secretária de Finanças do Município de Alagoinha, Rosana Rocha  avaliou como positivo a celebração do consórcio para a ampliação dos serviços de saúde através do NASF 1 sediado em Campo Grande do Piauí e garantiu apoio do prefeito Clodoaldo Rocha e do Secretário de Saúde Waldemar Jonas da Rocha às ações do Núcleo  de Saúde da Família. 
Rosana Rocha, secretária de finanças de Alagoinha do Piauí

“ Esse é um grande projeto que tem o apoio do município de Alagoinha. A população necessitava dessa ampliação de serviços”, disse Rosana.

O prefeito de Alegrete do Piauí, Joaquim Leal disse que o consórcio intermunicipal era um grande avanço para garantir melhorias na saúde dos quatro municípios que integram o NASF1 beneficiando as pessoas.
O prefeito de Alegrete do Piauí, Joaquim Leal

“ Esse consórcio é muito bom  para os municípios, principalmente porque permite a integração dos profissionais de saúde para dar mais agilidade e tentar resolver problemas que antes não era coberto pelo Programa Saúde da Família”, disse Joaquim Leal.

A secretária municipal de saúde e primeira-dama de Vila Nova do Piauí, Rosimar de Carvalho Batista informou que o município abraçou a causa por acredita que o NASF vai melhorar ainda mais a saúde nós municípios, dando rapidez e serviços  que antes o município não oferecia .
secretária municipal de saúde e primeira-dama de Vila Nova do Piauí, Rosimar de Carvalho Batista

“ Achamos  muito bom a instalação desse consórcio para nós de Vila Nova, pois além de ser perto do município sede do núcleo vai permitir mais proximidade entre os municípios na questão da saúde por pertencer ao mesmo território”, disse Rosimar.

Profissionais que estão integrando o NASF Ginecologista  Gerônimo; pediatria Lúcia; fisioterapeutas: Katharini e Rosana Ballarini; Terapeuta Ocupacional Gekeyla Nogueira, Fonoaudiólogo João Paulo  e Educadores Físicos: Talvanys e Franscisca.

Profissionais do NASF

Outras autoridades presentes à solenidade de inauguração do NASF: Campo Grande: primeira-dama Maria Vandeslene de carvalho Oliveira; secretária educação Anazilda, vice-prefeito Quirino Bezerra e esposa Silvana,  secretário de administração Edilson e o controlador Jailton;  Alagoihna: Nicácio secretário de administração, João Crisostomo; Alegrete: Francisco José Secretário de Saúde; Vila Nova: Arinaldo Leal secretário de administração.   

O que é Nasf?
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) compartilham as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de Saúde da Família.  O Nasf 1 é implantado em cidades maiores, com equipes de até cinco profissionais de nível superior e recebem R$ 20 mil mensais para manutenção. No caso de Campo Grande do Piauí foi feito um consórcio entre quatro municípios para a obtenção do NASF1.

Riacha

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010