PF investiga vazamento de tema da redação do ENEM em cidade do PI

A Polícia Federal da Bahia está apurando uma possível fraude no Enem. Segundo o delegado da PF de Juazeiro, Alexandre de Almeida Lucena, professores do cursinho Geo Petrolina teriam dito que alguns alunos os procuraram no sábado (6) após a prova perguntando sobre assuntos relacionados ao tema da redação do exame. Segundo a PF mais de 30 alunos teriam procurado os professores para saber o que escrever caso o tema da redação fosse relacionado a trabalho e escravidão.
Ao perguntarem aos alunos porque a dúvida acerca de um tema tão específico eles disseram que já sabiam que a redação do Enem teria a ver com o assuntoInicialmente os professores não deram importância, mas no domingo (7) ao saberem que o tema foi Trabalho na construção da dignidade humana, e que um dos textos de apoio era sobre escravidão, resolveram falar com a imprensa local.
De acordo com Lucena a PF fez algumas entrevistas informais com alunos e professores nesta terça-feira ( 9) e começará a colher os depoimentos oficiais a partir desta quarta-feira. Ele disse ao R7 que os alunos falam que o tema teria vazado no Estado do Piauí, possivelmente na cidade de São Raimundo Nonato.
O delegado também disse que ainda não foi aberto inquérito, mas que as investigações estão levando para este caminho.
OAB
A OAB de Pernambuco – onde fica o cursinho - também está acompanhando a “denúncia” de vazamento. O conselheiro federal da ordem, Pedro Henrique Alves, disse ao R7 que a OAB está fiscalizando a ação dos órgãos competentes – MEC e Polícia Federal .
Caso for verificado que estes não tomaram as medidas necessárias a OAB entrará com uma ação na justiça.
Coordenadora do Enem em SRN se pronuncia sobre o caso
A coordenadora responsável pela aplicação da prova do Enem em São Raimundo Nonato (PI), Rosa Maria de Oliveira, negou que tenha havido vazamento do tema de redação no município. Ela garantiu que não foi procurada pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público para investigação da denúncia.
- Ninguém me procurou para nada. Essa história de vazamento é mentira. Não tivemos problemas com lacre nos malotes ou nas provas. Tudo foi feito conforme as determinações.
De acordo com ela, as provas foram aplicadas em sete escolas de São Raimundo Nonato, todas supervisionadas, e acrescenta que não houve nenhuma denúncia de fraude.
- Não tivemos nenhuma ocorrência, a não ser um recado no portal.
A coordenadora se refere ao site local de notícias Portal SRN, que divulgou a seguinte mensagem de um internauta anônimo.
- A cidade aqui está cheia de provas de redação do Enem que vazaram em São Raimundo Nonato. Já se tem a confirmação de que alunos foram orientados, em frente à Facape [Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina], sobre o tema da redação e sobre como escrever!
A mensagem foi postada no site por um autor identificado apenas como “Estudante!” às 21h17 de domingo (7), dia de realização da prova.
A Facape foi um dos locais de realização do concurso em Petrolina.
- Não tinha como os alunos de São Raimundo chegarem a Petrolina no dia da prova com essa informação. São pelo menos cinco horas de viagem.
O caso de vazamento está sendo investigado pela Polícia Federal do Ceará e da Bahia, já que Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) são separadas apenas por um viaduto. A assessoria da Polícia Federal do Piauí não confirmou nenhuma investigação sobre o suposto vazamento.
Fonte: R7 e informações da Agência Estado