Redirecionando

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Paulistana é a única a firmar convênio com o BNDES no PI



(
Imagem: Divulgação): 
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou a lista de prefeituras de todo o País que tiveram projetos aprovados para a realização de convênios em 2011. No Piauí, apenas a Prefeitura de Paulistana conseguiu ter sua proposta aprovada. O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Francisco Macedo, admitiu que há carência técnica nas prefeituras do estado para a elaboração de projetos desse tipo.


O projeto de Paulistana prevê a pavimentação com paralelepípedos de 60% das ruas e avenidas sem calçamento ou asfaltamento da cidade. “Fizemos um trabalho de topografia, fotografia aérea, plantas. A burocracia dificulta o acesso das prefeituras a esse tipo de projeto, comentou Luís Coelho, prefeito de
Paulistana, acrescentando que o empréstimo de R$ 4 milhões para a execução do projeto será feito através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.


No Maranhão, estado vizinho ao Piauí e com prefeituras do interior com dificuldades financeiras semelhantes às dos municípios do Piauí, 17 projetos foram aprovados. “Nossa aprovação de projetos junto ao BNDES é precária. A gente lamenta muito; infelizmente há um baixo nível técnico nas nossas prefeituras”, assume o presidente da APPM.


Para Francisco Macedo, parcerias com institutos como o Instituto Federal de Educação Tecnológica podem ajudar a melhorar a capacitação técnica dos quadros funcionais das prefeituras do Piauí. “Não é problema de falta de dinheiro; é deficiência técnica. A própria APPM está tentando firmar parcerias para ajudar as prefeituras a descobrirem quais as falhas e saná-las”, disse.

Governo oferecerá suporte para prefeituras pleitearem recursos do PAC 2
No fim do primeiro semestre de 2011, o Governo Federal reabrirá a carteira de projetos do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) para governos estaduais e prefeituras de municípios com mais de 50 mil habitantes. Por conta das dificuldades técnicas enfrentadas pelas prefeituras do Piauí, o Governo do Estado oferecerá suporte aos municípios para a elaboração de projetos a serem apresentados ao comitê gestor do PAC.

Segundo o coordenador do PAC no Piauí, Mirócles Veras, esse apoio será dado por área. “Se for um projeto na área de Saúde, as prefeituras poderão procurar a Secretaria Estadual de Saúde, por exemplo”, comentou.

O PAC 2 será reaberto para as áreas de saúde, educação, infraestrutura, habitação e saneamento básico. “Estamos preocupados com isso. É importante que esses municípios tenham capacidade técnica para buscar esses recursos. Assim, tem-se duas possibilidades de conseguir esses investimentos: através do Governo do Estado e das prefeituras”, argumentou Mirócles Veras.
  • Fonte: Jornal O DIA

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010