Câmara Municipal de Picos empossa mesa diretora na manhã desta segunda-feira
Fonte: Riachaonet: Em sessão solene a Câmara Municipal de Picos empossou na manhã desta segunda-feira (03) a nova mesa diretora que deverá reger os atos do legislativo picoense pelos próximos dois anos. O vereador Iata Anderson (PSB) acabou confirmando a sua posse através de medida judicial do titular da 1° Vara da Comarca de Picos, juiz Adelmar Martins, que validou a eleição realizada no último dia 17 de dezembro.
Contando com a presença do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), da deputada estadual Tasmânia Gomes de Medeiros, Belê (PSB) a sessão foi marcada pela tranqüilidade. Dentre os vereadores oposicionistas marcaram presença o ex-presidente Francisco Gonçalves, o Chico de Chicá (PMDB), e Francisco de Assis Pio da Silva, o Titico (PP).
Por ser o vereador mais velho da Câmara Municipal, presente no início da sessão, coube a Antonio Afonso (PP) presidir a sessão solene e dar posse aos integrantes da mesa diretora: Iata Anderson, presidente; o próprio Antonio Afonso, vice-presidente, e José Rinaldo Cabral Filho, Rinaldinho (PMDB), segundo-secretário da Câmara Municipal. Manoel Vieira, que ocupará a primeira secretaria, não estava presente.
Durante o seu pronunciamento como novo presidente, o vereador Iata Anderson fez severas críticas a alguns vereadores da oposição, elogiou o seu colega Antonio Afonso, a quem definiu como possuidor de uma “reserva moral” na política picoense e falou sobre a semana anterior, quando notícias sobre a anulação da eleição do último dia 17 de dezembro foram veiculadas.
O vereador também declarou que gostaria de ver a Câmara Municipal de Picos passar por um novo momento, sem ressentimento entre os parlamentares. “Gostaria de expulsar todas as mágoas que venho carregando esses dias”, comentou. Ele lembrou ainda ser o primeiro presidente da Câmara Municipal, filho de um ex-presidente, o vereador Luís Rodrigues, que foi parlamentar por três mandatos.
Ao final, durante entrevista, indagado sobre a ausência do vereador Manoel Vieira, se o mesmo faria oposição ao prefeito Gil Paraibano, ele disse acreditar que a sua ausência não representa isso, e declarou que ele possui liberdade para escolher os próximos passos. “Ele pode não estar na cidade devido as festividades de final de ano”, comentou.