População santanense assiste lançamento público do filme “Vidas Opostas”
Por Jailson Dias: Na noite do domingo (23) a população de Santana do Piauí assistiu o lançamento público do filme “Vidas Opostas”, de Thico Almeida Produções. A exibição do longa-metragem em um telão ocorreu na Praça São Pedro, centro de Santana do Piauí, e contou com a presença da população que vibrava e em alguns momentos se identificava com muitas cenas.
O prefeito Valdenilson Dias Borges e o vice-prefeito Ricardo José Gonçalves assistiram a exibição do filme. Antes da sessão o vice-prefeito parabenizou a equipe e se disse feliz por Santana ter sido escolhida para a gravação de algumas cenas. “Parabenizamos a toda a equipe pelo trabalho e sabemos que Santana poderá ser exibida para todo o Brasil”, comentou.
O cineasta Thico Almeida declarou que o objetivo do filme é mostrar os pontos positivos do Piauí para o Brasil. “Feliz por mostrar o filme primeiramente em Santana do Piauí, minha terra, e mostrar que o Piauí é muito mais do que a grande mídia expõe”, comentou.
O filme, produzido e dirigido por Thico Almeida, contando com a participação do cantor Francis Lopes, narra a história de um vaqueiro do sertão do Piauí, Joaquim, vivido pelo próprio Thico Almeida, em paralelo com o seu primo rico, Pedro, interpretado por Francis Lopes. No decorrer da trama o personagem de Francis Lopes tenta convencer o vaqueiro a viver na cidade grande, o que fez o filme ter várias tomadas gravadas em diferentes cidades piauienses e até em São Paulo.
Além de Santana do Piauí, Picos, São José do Piauí, São Paulo, várias cenas foram gravadas em cidades às margens da BR 316, até Teresina – PI. O longa começou a ser gravado em outubro de 2009 e se encerrou em dezembro de 2010. Pelo menos 33 pessoas integraram o elenco do filme, mas para a produção total, mais de 200 profissionais estiveram envolvidos no projeto.
Para enfatizar bem as diferenças entre os dois primos, o filme mostrava cenas intercaladas, enfatizando as facilidades do “primo rico” e as dificuldades do vaqueiro. Algumas cenas provocavam reações do público, como a condução de rebanho bovino, cena gravada em Santana do Piauí. A produção se manteve fiel a linguagem regional, e aos costumes locais, utilizando ainda uma trilha sonora diversificada, e com um bom figurino, especialmente nas vestimentas dos vaqueiros.
Fonte: Riachaonet