Redirecionando

sábado, 22 de janeiro de 2011

Usuários de drogas terão ajuda do governo federal

Usuários de drogas terão ajuda do governo federal

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) vai disponibilizar leitos específicos na rede pública para usuários de droga. A ação já é um desdobramento da criação da Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, instalada nesta sexta-feira (21) pelo governador Wilson Martins em solenidade no Palácio de Karnak.

De acordo com a secretária Lílian Martins, a Sesapi irá contribuir de forma significativa com a Câmara. "Essa é também uma determinação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que já tem conhecimento de como o Piauí vai enfrentar esse problema. Nós sabemos que demanda recurso, mas ele demonstrou que a presidente Dilma está decidida a arcar com os custos", informou a secretária.

Ela explica que parcerias com entidades e universidades serão feitas para garantir o maior número de leitos possível. "Instituições como a Fazenda da Paz, Universidade Federal e os hospitais privados serão importantes nessa parceria", afirmou.

Alto preço


Na avaliação de Lílian Martins o trabalho maior é com a repressão ao tráfico de drogas e a prevenção. "Além de destruir o que nós temos de mais precioso que é a família, o usuário de crack é muito caro para o nosso país. Vamos trabalhar para que junto às ações do governo, às entidades e a outros setores tenhamos êxito. A Secretaria Estadual de Saúde tem no seu quadro uma área específica que trabalha a parte de doenças transmissíveis, acidentes e combate às drogas em geral", declarou Lílian Martins.


HU 


Durante o lançamento da Câmara, o reitor da Universidade Federal, Luiz Júnior, se comprometeu em ceder leitos para o Estado tão logo o Hospital Universitário seja inaugurado.
De acordo com o presidente da Fundação da Paz, Célio Luiz, atualmente 480 usuários de drogas aguardam uma vaga para se internar na entidade.

A próxima reunião da Câmara de Enfrentamento ao Crack acontece dia 8 de fevereiro, às 9h, no Palácio do Governo.


As cidades que sofre mais com o problema da droga no Piauí são Teresina, Picos e Floriano.


Portal da Clube
Imagem: Portal da Clube

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010