TRE cassa prefeiro de Isaias Coelho e determina nova eleição
Em confronto direto entre PSB e PTB, o partido comandando pelo governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), obteve nova vitória na Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí manteve a cassação do prefeito de Isaias Coelho, Everardo Araújo Carvalho (PTB), eleito em 2008, por abuso de poder econômico. Novas eleições devem acontecer em 40 dias.
Everardo que contou com o apóio do senador João Vicente Claudino, pré-candidato do PTB ao governo do Estado nas últimas eleições, já havia sido cassado no dia 30 de novembro do ano passado, mas por conta de um recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantinha-se no poder. Ação contra o prefeito eleito foi impetrada pelo segundo colocar no pleito de 2008: Valdemar Mauriz (PSB).
De acordo com informações da assessoria de imprensa do TRE-PI, semana passada o TSE derrubou o recurso e encaminhou o processo para nova análise do TRE-PI, que nesta segunda-feira foi decidiu por seis votos a um manter a cassação do prefeito Everardo, posse do presidente da câmara e eleições suplementares em no máximo 40 dias. A nova eleição deve acontecer porque o prefeito obteve mais de 50% dos votos válidos.
Com isso, essa será a sexta eleição extra no Piauí após o pleito de 2008. Antes já aconteceram eleições suplementares em Pimenteiras, Baixa Grande do Ribeiro, Francinópolis, São Pedro e Barras, nesta ordem. Outra que também deve ter eleição extra, possivelmente ainda este ano, é a cidade de Nossa Senhora dos Remédios, que aguarda ainda julgamento de recurso no TSE.