Vigilância Sanitária de Picos fecha cerco com fiscalização
Coordenadora Lúcia Neiva
A coordenação de Vigilância Sanitária de Picos em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Educação desenvolve trabalhos educativos e pedagógicos para evitar risco de contaminação de alimentos e propagação de doenças.
Devido a sua área geografia e as dificuldades que ela proporciona, a cidade de Picos precisa de maior atenção desse setor já que a cidade tem uma população flutuante de mais de 10 mil pessoas por dia. Mesmo assim , a coordenação de Vigilância Sanitária afirma que os trabalhos realizados tem sido bastante positivos, mostrando resultados em prol da saúde da população.
Segundo Lúcia Neiva, coordenadora de Vigilância Sanitária de Picos, a Vigilância faz trabalhos de fiscalização e trabalhos educativos em relação à intoxicação alimentar. Ela atua em três frentes: produtos à população, serviços oferecidos e meio ambiente quando ele está agravando a saúde.
“Picos é uma cidade comercial e os municípios vizinhos dependem da comercialização de Picos e temos que garantir a fiscalização dos produtos para que a população não venha contrair doenças em decorrências dos estados dos produtos” , disse Lúcia Neiva.
A equipe atua com 10 funcionários fazendo os trabalhos de fiscalização e acompanhamento diariamente. Nós fazemos esses trabalhos associados também com o pessoal da Secretaria de Meio Ambiente e Educação.
Os problemas mais comuns são: saneamento, com tubulação antiga e contaminação de água e desperdício de água de poços particulares. O grande problema é a falta de racionalidade das pessoas em relação ao próprio meio e ao desperdício.
riachaonet.com.br