Redirecionando

domingo, 27 de junho de 2010

Baixa umidade do ar pode provocar incêndios no Piauí

 
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) alerta que podem ocorrer focos de incêndios de grandes proporções. Isso ocorre devido a variabilidade atmosférica como baixa umidade relativa do ar, alta incidência de radiação solar, variabilidade da temperatura, baixos índices de umidade do solo onde a vegetação encontra-se na fase de murcha ou extremamente seca.

Nos setores central e sul do Estado a predominância da estabilidade atmosférica deixa o tempo com ocorrências de poucas nuvens entre sol e com variabilidade de umidade relativa do ar abaixo dos padrões normais, seguido de altas incidências de radiação solar e de temperatura acima da normalidade.

A troca de calor, as formações das linhas de instabilidades e aglomerados convectivos, o recuo do centro de alta pressão e da massa de ar quente e seca mais para o oceano e os efeitos locais no setor norte do Estado vem provocando chuvas de fraca a modera intensidade em áreas isoladas, seguido de altos índices de descargas elétricas (relâmpagos e trovões).

As temperaturas extremas (máximas e mínimas) fluíram acima da normalidade com flutuação de 19,0 a 36,0 ºC; a umidade relativa do ar fluiu entre 30 a 58% no Estado, a pressão atmosférica oscilou entre 1003,5 a 1110,1 hPa, rajada de vento superiores a 11,8 Km/h em áreas isoladas no Estado, cobertura de nuvens inferiores a 2,0 décimos e radiação solar diretamente à superfície superior aos 630,0 Wm-2.

Fonte: Jornal O DIA

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010