Redirecionando

terça-feira, 29 de junho de 2010

Estado do Piauí terá a oitava eleição suplementar

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) cassou o mandato da prefeita de Nossa Senhora do Nazaré, Lucienne Maria da Silva Lopes (PTB) e do vice, Rafael Oliveira. O Piauí já tem 23 prefeitos cassados, dos quais 9 são do PT. A decisão do Tribunal determina novas eleições no município. Com essa será a oitava eleição suplementar determinada pelo Tribunal Eleitoral do Piauí.

O desembargador Haroldo Rehem relatou o processo que foi decidido por unanimidade. A representação contra o mandato da prefeita e do vice foi feita pela segunda colocada nas eleições Maria Bernadete de Lourdes Portela Barros (PP). Ela denunciou que houve compra de votos nas eleições, mas a denúncia foi considerada improcedente pelo juiz da 96ª zona eleitoral, de Campo Maior, de onde Nossa Senhora do Nazaré, é termo judiciário. Maria Bernadete recorreu ao Tribunal para reformar a decisão.

O Tribunal considerou o recurso procedente e, por unanimidade, cassou o mandato da prefeita e determinou a aplicação de multa no valor de R$ 50 mil, bem como a realização de novas eleições.

Lucienne Silva foi eleita prefeita com 2.100 votos, derrotando Maria Bernadete que teve 1.521 votos. O município fica a 110 quilômetros ao Norte de Teresina e tem uma população de 3.987 habitantes, sendo que tem 4.355 eleitores. Isso mesmo, tem mais eleitores do que habitantes e já foi pedido uma correição eleitoral no município, não foi realizado agora, porque não se pode fazer correição em ano eleitoral.

Uma das justificativas para ter mais eleitores do que habitantes é que boa parte da população estuda e trabalha fora. As novas eleições devem acontecer no município, porque Lucienne Silva teve 58% dos votos válidos no pleito passado.

Os advogados da prefeita Lucienne Silva recorreram da decisão do Tribunal Eleitoral. A advogada Andréia Araújo acompanhou julgamento e vai impetrar o recurso eleitoral ao Tribunal Superior Eleitoral.

Fonte: Diário do Povo

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010