Estradas do Piauí são rota para o tráfico
A BR - 343 é o "berço" do tráfico de drogas no Piauí, segundo a PRFAs estradas piauienses vêm servindo de rota do tráfico de drogas por traficantes de outros Estados do Nordeste. Somente este ano, a Polícia Rodoviária Federal do Piauí apreendeu 10,2 kg de cocaína, 8,15kg de crack e 12 kg de maconha. Os números são referentes aos dados coletados até o último dia 15 e considerados altos. O "berço" do tráfico de drogas, segundo o inspetor José Rameiro, é a BR- 343 no trecho Pernambuco - Teresi-na. Pernambuco é pólo produtor e de distribuição das drogas, e cada vez mais os traficantes visam formas alternativas para burlar a fiscalização nas estradas federais.
O principal foco das fiscalizações realizadas pela PRF é o ônibus de linha e o de frete, onde se tem um grande transporte de bagagens maiores. "Como intensificamos as rondas neste trajeto, foi possível apreender um grande número de substâncias ilícitas que deveriam chegar aos usuários do Piauí. Já estamos notando que houve uma diminuição nas apreensões porque os traficantes notaram que o trabalho da PRF está eficaz", disse o inspetor Rameiro.
As equipes de inteligência da PRF também estão intensificando as fiscalizações na BR-316 e contam com o auxílio de quatro cães farejadores. O animal, por terem uma boa percepção de olfativa, consegue identificar com mais rapidez a presença de substâncias ilícitas. Nos ônibus de fretes são comuns serem encontradas drogas, pois o proprietário do veículo não faz um controle de passageiros e, em casos de transporte de drogas, o passageiro desce em qualquer parada na estrada e a bagagem segue viagem até o destino final, onde se tem outra pessoa a sua espera.
"Como na BR-343 se presenciou uma redução, acreditamos que uma via alternativa esteja sendo usada para que as drogas cheguem ao Piauí. Não se sabe ainda qual é esta rota, mas as estradas que dão acesso a cidade de Fortaleza (CE) podem ser as rotas utilizadas pelos traficantes.
Nas festividades de fim de ano e carnaval, principalmente, é quando se tem maior número de pessoas que viajam de cidade para cidade ou de Estados entre Estados. Com isso, o transporte das drogas é freqüente, assim como as apreensões do produto. Assim que a substância é apreendida pela PRF o produto é incinerado.
O consumo de drogas em Teresina também é alto. O produto mais vendido neste momento é o crack, droga que tem chegado das classes amis baixas até as mais altas e que pode deixar a pessoa viciada em poucas experiências.
O tratamento é longo e doloroso e muitos não conseguem deixar o crack.
Fonte: Diário do Povo-PI