Piauí tem 6 candidatos semi-analfabetos; veja perfil dos candidatos
Tamanho da fonte: Seis registros de candidaturas no Piauí são considerados de pessoas semi-analfabetas. São três homens e três mulheres que buscam vaga na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) e que declararam saber apenas ler e escrever, quando questionados sobre o grau de instrução. Em todo o Brasil, 82 candidatos informaram ter somente esse nível de aprendizado.
Essas pessoas são consideradas analfabetas funcionais, ou seja, indivíduos incapazes de ler, escrever, interpretar e utilizar as operações matemáticas básicas nas funções de seu cotidiano - o que, segundo conceito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), equivaleria a três anos de escolaridade. Atualmente, a legislação eleitoral restringe apenas a candidatura de analfabetos (pessoas que não sabem, de forma alguma, ler ou escrever).
Os candidatos piauienses nessa situação, em ordem alfabética, são: Aldamir Ferreira Pontes (PMN); Carla Margarida Maria Ramos (PTdoB); Luiz Carlos da Silva (PTdoB); Maria de Jesus Alves da Silva (DEM); Raimundo Alcemir da Silva (PMDB) e Terezinha de Jesus Moura Lustosa (DEM). Além deles, outros nove nomes são de candidatos que possuem apenas o ensino médio fundamental incompleto.
Perfil
Todos esses dados estão disponibilizados no link “estatística dos candidatos”, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na intenet, que ainda traça um verdadeiro perfil do postulante a mandato eletivo no Piauí. Segundo o levantamento, o candidato é em sua maioria do sexo masculino, tem idade entre 45 a 59 anos, trabalha como deputado estadual e possui ensino superior completo.
Conforme os itens, apesar de ter seis candidatos semi-analfabetos, a maioria dos postulantes a mandato público no Piauí, para as eleições deste ano, têm ensino superior completo. São ao todo 192 candidatos com esse grau de instrução, dos 370 que fizeram registros no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Esse índice representa quase 52% do total de candidatos. Outros 40 candidatos estão em andamento com o terceiro grau.
Idade
Já quanto a faixa etária, a maioria deles aparece com idade entre 45 e 59 anos. Entretanto, encontramos Gisely Soares (PRB), 22 anos, considera a mais jovem a buscar uma vaga na Câmara dos Deputados; e com 85 anos de idade, Eliaz Ximenes do Prado (PTdoB), que é o mais velho na disputa deste ano no Piauí. Ele já foi deputado estadual e busca retornar àquela Casa.
Profissão
No que se refere a profissão, a maioria dos candidatos informou ser deputado estadual (24 deles – 6,5%), seguido de perto pelos empresários que declararam ser 21 (5,6%) dos 370 postulantes. Mas, também foi feito o registro de seis donas de casa, um faxineiro, um motoboy, um vigilante, um chaveiro e um garçom. Já ao sexo, somente 86 mulheres buscam se eleger no próximo dia três de outubro.
Fonte: portalaz