Redirecionando

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

84.08% da população do Piauí já foi recenseada

Os recenseadores têm até o dia 15 de outubro para encerrar o Censo 2010
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem que 84,08% da população piauiense, estimada em 3.145.325 habitantes, já havia sido recenseada até às 14h da última sexta-feira, dia 24. O índice do Piauí está acima da média do Brasil, onde o percentual de domicílios visitados chegou a 79% da população, estimada em 191,4 milhões de brasileiros.

Segundo o supervisor de informações do IBGE, Pedro Soares, o Piauí é um dos estados que está mais avançado, apesar de sua extensão territorial. No ranking, é o 7º entre as demais unidades da Federação e, por isso, deverá terminar mais cedo a contagem da população.

Pedro Soares ressalta, contudo, que os recenseadores estão encontrando dificuldade para encontrar algum morador num considerável número de casas. “Dos domicílios visitados até agora, em 2,5% não foram encontrados moradores, apesar de termos informações de que são habitados”, explica o supervisor.

Pedro informa que, quando não encontra o morador em casa, o recenseador deixa um folder avisando que esteve no local, solicitando que o habitante ligue para o IBGE informando que hora estará em casa para receber a nova visita. Os números disponíveis são 2106-4173, 2106-4102 e 2106-4161.

As cidades piauienses onde esse tipo de problema está mais ocorrendo são as maiores, na seguinte ordem: Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos. “É nesses locais onde grande parte dos moradores passa o dia fora, trabalhando e não tem horário certo para retornar à sua casa”, informa Pedro.

Os recenseadores têm até o dia 15 de outubro para encerrar o Censo 2010. Se após essa data, ainda faltar domicílios, os supervisores passarão a fazer o trabalho dos recenseadores, indo inclusive em finais de semana e à noite. Nessa etapa, o IBGE solicita o apoio dos moradores que podem ainda receber a visita dos supervisores, profissionais que vão a campo após o trabalho de recenseamento para sanar alguma dúvida que ainda permaneça.

O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. É através dele que são coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.

Daí vem a importância de a população responder ao Censo: é através dele que a sociedade poderá calcular quantas escolas, hospitais e outros equipamentos públicos são necessários em cada localidade, bem como que obras de infra-estrutura são necessárias. Também com os dados do Censo, a iniciativa privada poderá planejar seus investimentos, como a seleção de locais para a instalação de fábricas, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes etc.

Os recenseadores podem ser identificados por meio de seu uniforme (colete e boné do Censo 2010, veja imagens abaixo), pelo documento de identidade (com nome e foto), que estará visível no bolso do colete e pelo aparelho de coleta de dados (PDA). A identidade de todos eles pode ser conferida através de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, entre 8h e 22h, e pelo site do Censo 2010, acessível no portal do IBGE, através do link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Com informações de O Dia

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010