Aurélio incorpora termos como 'ricardão 'e 'tuitar'
O dicionário Aurélio está completando 100 anos em 2010. Na edição comemorativa, o dicionário mais popular entre os brasileiros ganha uma versão mais 'tecnológica' englobando termos como 'tuitar', 'pop-up' e 'e-book'. Mas a novidade não para por aí. Até o termo 'ricardão' entrou dessa vez.
Com as novas mideias digitais e sociais no mundo virtual, algumas palavras já começaram a fazer parte do cotidiano dos brasileiros. A língua portuguesa ganhou verbos, como 'tuitar' e 'blogar' e incorporou substantivos como 'fotolog', 'blue tooth', blu-ray'. Para suprir a necessidade de ter os significados de forma acessível para quem não está incluído na nova linguagem, a edição do Aurélio chega ao mercado 6% maior do que a anterior. Segundo a editora são mais três mil palavras da escrita contemporânea.
Algumas expressões que já estavam incorporadas a língua coloquial agora terão seu espaço no livro. Dentre elas estão 'ricardão', ' sex shop', 'botox', 'balada', 'nerd', 'test drive', 'bullying' e 'chef'. A nova edição traz também o significado dos termos 'flex', 'chororô', 'chocólatra' e 'pré-sal'.
Reportagem: Tamiris Lima com informações do G1
Imagem ilustrativa