Redirecionando

terça-feira, 28 de setembro de 2010

IBGE não encontra moradores em 2,5% dos domicílios do PI

IBGE só encerrará os trabalhos quando toda a população estiver recenseada
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira que em cerca de 2,5% dos domicílios piauienses os recenseadores não estão encontrando os moradores, apesar de haver informações de que os locais são habitados. Eles estão concentrados principalmente nas cidades maiores do Piauí, como Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos.

O supervisor de Informações do IBGE no Piauí, Pedro Soares, explica que a dificuldade de encontrar os moradores existe porque eles trabalham o dia todo e não tem hora certa para chegar ao domicílio. Para que não deixem de serem entrevistados, o recenseador deixam por debaixo da porta (ou outro local da casa acessível) um folder avisando que esteve no local. Nele, o IBGE solicita que o morador informe a hora em que estará em casa para receber a nova visita. Os números de telefone disponíveis para entrar em contato com o IBGE são 2106-4173, 2106-4102 e 2106-4161.

“Se até o dia 15 de outubro esses moradores não forem localizados, os supervisores farão nova busca, até que sejam encontrados, pois temos que entrevistar os moradores de todos os domicílios habitados no Estado”, disse Pedro Soares.

Até as 14 horas da última sexta-feira, 84,08% da população piauiense, estimada em 3.145.325 habitantes, já havia sido recenseada. O índice do Piauí está acima da média do Brasil, onde o percentual de domicílios visitados chegou a 79% da população, estimada em 191,4 milhões de brasileiros.

O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. É através dele que são coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.

Daí vem a importância de a população responder ao Censo: é através dele que a sociedade poderá calcular quantas escolas, hospitais e outros equipamentos públicos são necessários em cada localidade, bem como que obras de infra-estrutura são necessárias. Também com os dados do Censo, a iniciativa privada poderá planejar seus investimentos, como a seleção de locais para a instalação de fábricas, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, etc.

Os recenseadores podem ser identificados por meio de seu uniforme (colete e boné do Censo 2010, veja imagens abaixo), pelo documento de identidade (com nome e foto), que estará visível no bolso do colete e pelo aparelho de coleta de dados (PDA). A identidade de todos eles pode ser conferida através de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, entre 8h e 22h, e pelo site do Censo 2010, acessível no portal do IBGE, através do link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Fonte: Jornal O Dia

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Minha lista de blogs

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010