TRE coloca dados das eleições nas urnas
O Tribunal Regional Eleitoral fez a inseminação das urnas para as zonas eleitorais da capital. A inseminação consiste em colocar todos os dados dos eleitores e dos candidatos na urna eletrônica. Em Teresina são cinco zonas eleitorais e tem cerca de 517,98 mil eleitores. A capital usará 1.379 urnas eletrônicas.
O chefe da Seção de Urnas do TRE/PI, Wellington Silva, supervisionou os trabalhos dos servidores e chefes de cartórios das zonas 1ª, 2ª, 63ª. 97ª e 98ª. "Estamos inserindo todos os dados nas urnas, os flashes de carga e votação, e fazendo os lacres", informou.
A inseminação, realizada no auditório do Tribunal Eleitoral, contou com a presença dos fiscais dos partidos e Ministério Público. Segundo Wellington Silva, houve a transmissão de dados dos eleitores, dos candidatos, como nome, número e foto, e outros aplicativos necessários para realizar a eleição no dia 3 de outubro.
Ele informou ainda que o trabalho foi iniciado com a 2ª zona eleitoral, que tem 212 seções eleitorais. O chefe do cartório, Adriano Leal, recebeu informações e flashes para fazer a inseminação. Só a segunda zona eleitoral tem 84,6 mil eleitores."Estamos fazendo a ponte das informações oficiais do TRE, através dos programas e aplicativos necessários para tudo ficar a contento", afirmou Wellington Silva.
Segundo a juíza da 2ª Zona Eleitoral, Maria do Socorro Lima Matos, esta etapa é totalmente técnica e tem como objetivo mostrar a lisura do processo eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas. "Esse é o pontapé inicial para a festa da democracia", finalizou a magistrada.
Com informações Diário do Povo