Redirecionando

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Greve será mantida e estamos dentro da Lei, diz Sinte


Ao tomar conhecimento das declarações do Governo em relação ao pedido de ilegalidade da greve, a presidente do Sindicato dos Servidores da Educação (Sinte), Odeni Silva, negou que a categoria esteja na ilegalidade e garantiu que a greve estará mantida até o Governo cumprir as exigências dos professores.
Odeni explicou que o Governo do Estado está descumprindo a lei 11738/2008, que estabelece que os salários devem ser reajustados de acordo com os repasses do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). "Em janeiro, o reajuste no Fundeb foi de 21,71% e esseaumento não foi refletido aos professores. A lei estabelece que 60% dos recursos sejam destinados ao pagamento dos salários. Se o Governo cumprisse a parte dele, cumpriríamos a nossa e a greve não teria acontecido", garantiu.
A categoria reclama ainda que não houve reajuste dos salários dos técnicos em educação. "A lei diz que esse reajuste deve ser feito a cada dois anos. E o Governo não está cumprindo", denuncia, acrescentando que as condições de trabalho nas escolas são precárias. "Se não tivéssemos iniciado a greve no dia 14, ainda assim, muitas escolas estariam impedidas de iniciar o período letivo pela falta de condições mínimas de trabalho", reclama. Sobre a ilegalidade da greve, Odeni Silva é enfática. "Isso é apenas uma desculpa de quem não quer cumprir a lei", disparou, lembrando que o Sindicato tomou todas as medidas legais antes de deflagrar a greve e que a categoria poderia comprovar por meio de documentação expedida ao Governo.
"Comunicamos ao Governo que faríamos a Assembleia Geral no dia 14 e que já havíamos aprovado o indicativo de greve. Demos 72 horas para que fosse feita negociação, mas o Governo se esquivou", ressaltou, acrescentando que a greve uniu a categoria e que hoje, quase 100% dos servidores aderiram à greve. "Faremos uma Assembleia, às 9 horas, no Teatro de Arena, para discutir os próximos passos", adiantou. A reunião entre os professores acontece amanhã.
 Fonte : Jornal O DIA 

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010