Presidente da APPM fala da previsão de queda de 31% no FPM de Março
Os municípios piauienses receberam nesta segunda-feira(28), o valor referente à terceira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de fevereiro. Nos cofres municipais, o valor depositado gira em torno de R$ 859.201.948,10.
O Tesouro Nacional está prevendo uma queda de 31% no mês de março em relação a fevereiro, por isso o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) recomenda que os prefeitos tenham cautela. "Os prefeitos devem continuar cortando as despesas dos seus municípios, se preparar para futuras quedas durante todo o ano de 2011, já que este fenômeno vem acontecendo desde 2009. A prioridade é pagamento de pessoal e fornecedores. Em alguns municípios, os cortes e demissões estão sendo inevitáveis, até mesmo para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)", informou.
De acordo com Francisco de Macêdo Neto, o FPM de fevereiro teve um acréscimo de 11,02% em relação a janeiro, mês que tradicionalmente apresenta um aumento no repasse do FPM, por causa do aquecimento das vendas no mês de dezembro. Mâcedo acrescentou ainda que o aumento do FPM deve-se à boa arrecadação do Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de janeiro. Fevereiro se comparado com o mesmo mês do ano passado, apresenta um crescimento de 25,5% em termos reais.
Macêdo declarou que o Tesouro está alegando que a provável queda de 31% no repasse do FPM será por causa do início da devolução do imposto de renda. “Esta é uma péssima notícia para os municípios que desde 2009 sofrem constantes quedas no repasse do FPM”,salientou.
Carnaval
O tradicional Carnaval da Barragem de Bocaina acontecerá de 05 à 08 de março e contará com várias atrações.
Para o presidente da APPM e prefeito de Bocaina, Francisco de Macêdo Neto, o carnaval do município de Bocaina é um marco da região Sul do Piauí. "Este ano o evento ganhou maior dimensão porque não haverá carnaval na cidade de Picos. Com isso a demanda aumentou e tivemos que aumentar a área do evento, o número de policiais , número de bandas, a estrutura da estrada, tudo para recebermos 40 % a mais da população que recebemos nos anos anteriores. Segundo estimativas da polícia militar, 25 a 30 mil pessoas participaram do nosso carnaval em Bocaina”,frisou.
Macêdo informou que o governador Wilson Martins autorizou a operação tapa buraco na estrada que liga Picos à Bocaina, e que o evento contará com reforço de 100 homens fazendo a segurança do carnaval, desde Corpo de Bombeiro a Bptran.