Centro de Zoonose de Picos encaminha animais para adoção
POR ALINE MOURA: O Centro de Zoonose atende a cidade de Picos há nove anos e realiza um trabalho de prevenção de doenças infecto contagiosas como raiva, dengue e esquistossomose. O centro conta com cerca de 60 profissionais que se dividem em equipes especializadas em cada área de atuação.Um dos trabalhos mais conhecidos do centro é o combate a raiva e calaza, que é feito através da captura de cães. Segundo o veterinário Agenor de Sousa Martins o objetivo deste trabalho e evitar doenças. “As pessoas podem criar seus animas desde que cuidem, dando alimentação e cuidados veterinários, pois se um cão e deixando na rua ele se torna um deposito de doenças e oferece um risco a população” esclareceu Agenor. O veterinário ainda conta que os proprietários que tiveram seus animas capturados devem procurar o centro que fica na Rua Alberto de Deus Nunes, sem numero no bairro Parque de Exposição a fim de resgatá-los.
“Os animas ficam no centro até 8 dias, caso o proprietário não apareça o animal vai para adoção” declarou o veterinário.Os animais que foram capturados pelo centro e que seus donos não se apresentaram, são encaminhados para adoção os interessados devem procura o centro e se cadastra na lista de adoção. “ Esta é uma maneira de encontra um destino melhor para estes animais pois caso eles não sejam resgatados nem adotados infelizmente eles são incinerados”declarou Agenor.
O número de capturas do centro vem caindo desde que foi aberto. Esta diminuição se deve a maior conscientização da população que esta deixando o hábito de soltarem seus animas pelas ruas.