Wilson Martins diminui participação do PT no governo e sigla se reúne
O governador Wilson Martins (PSB) ainda não definiu os nomes que deverá compor seu novo secretariado. Ainda assim, nos bastidores, os membros dos partidos já começam a se articular na reivindicação dos cargos. Embora reivindiquem participação no novo Governo, os petistas piauienses já consideram “natural” uma redução em sua participação nos cargos relacionados ao Executivo Estadual.
Segundo o presidente do diretório estadual do PT, deputado eleito Fábio Novo, a executiva do partido irá se reunir na próxima segunda-feira para traçar demandas da sigla, tanto em âmbito nacional como local.
O deputado federal Antônio José Medeiros (PT) traçou o perfil de cargo público que espera ocupar no governo Wilson Martins. Mesmo não admitindo reivindicar uma secretaria, Medeiros adiantou que deverá reivindicar um cargo em que poderá buscar recursos para as prefeituras. Ele disputou uma das vagas para o Senado Federal. Mesmo obtendo mais de 400 mil votos o petista não conseguiu se eleger.
Quem também admite uma redução na participação do partido no novo Governo é o deputado Merlong Solano (PT). Segundo ele, a base governista é ampla e o partido terá de disputar espaços com os demais aliados. Solano admite ainda a redução dos cargos ocupados atualmente por petistas a partir de janeiro.
A reivindicação por participação também acontece em escala nacional, onde os partidos que deram sustentação à candidatura de Dilma Rousseff (PT) também já se mobilizam em busca dos cargos. Fábio Novo explica que o partido, no Piauí, foi procurado pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, que ficou responsável por receber demanda de todos os partidos. Para o petista, o Piauí deverá ter uma participação maior no Governo Federal, por ter sido “decisivo” para a vitória de Dilma.
Questionado sobre se o partido reivindicaria um ministério para o senador eleito W. Dias, Novo não deu definição.
Fonte: Com informações do O Dia