Casos de Dengue preocupam Secretaria Municipal de Saúde de Picos

POR JAILSON DIAS: Uma das grandes preocupações da Secretaria Municipal de Picos para o ano de 2011, são os casos de dengue. Segundo informações da titular da pasta, Hildeguardes Medeiros, Maninha, foram registrados mais de 50 casos de dengue em Picos apenas no segundo semestre de 2010. Vale ressaltar que em evento recente realizado em Teresina, o Ministério da Saúde alertou para o aumentos dos casos no Piauí.
A secretária explica que o combate aos focos da doença é difícil já que Picos é cercada de regiões montanhosas. Muitas pessoas ainda jogam lixo em terrenos baldios e em regiões de difícil acesso, facilitando o acumulo de água parada e consequentemente os focos do Aedes Eghypt, mosquito transmissor da doença. A preocupação aumenta tendo em vista o período chuvoso que se aproxima.
“Todo o cuidado é pouco, pois nesse ano de 2011 o risco é de que a dengue seja cada vez mais forte”, explicou. A secretária apelou para que toda a população se engaje nas medidas de profilaxia para evitar a proliferação da doença e o aumento de casos na cidade. “Precisamos ter um cuidado maior, principalmente agora com as chuvas”, comentou.
O controle dos focos é realizado pelos agentes de endemia que visitam as residências picoenses e utilizam uma “medicação” para combater a proliferação das larvas, caso encontrem um foco. Uma semana depois da primeira visita os agentes retornam para averiguar a situação. Esse procedimento se repete por quatro semanas consecutivas. No entanto esse trabalho é insuficiente se a população não colaborar.
No segundo semestre de 2010 os bairros Samambaia e Morada do Sol e o povoado de Lagoa Comprida foram os mais afetados pela doença, este último registrou 22 casos de dengue no início do ano. Nos bairros cuja população sofre com problemas de abastecimento de água são verificados mais casos, já que se torna necessária a utilização de reservatórios de água.
Riachaonet