Redirecionando

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Piauienses são convocados para vacinação dos filhos contra meningite

slide
Pais ou responsáveis por crianças com idade entre um e dois anos estão sendo convidados pela Prefeitura de Teresina a procurar as salas de vacina das unidades de saúde do município para imunizar seus filhos contra a Doença Meningocócica tipo C, considerada a meningite mais grave. 
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um alerta: a aplicação dessa vacina em crianças nessa faixa etária vai somente até o dia 31 de janeiro deste ano, conforme calendário estabelecido pela instituição. A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, médica Amariles Borba, explica que há uma grande preocupação do Ministério da Saúde em decorrência do aumento do número de casos e de óbitos pela doença no Brasil nos últimos anos, por isso incluiu a vacina no calendário, a exemplo do que ocorreu com a antipneumocócica em 2010. 

Amariles Borba explica que a meningite é considerada um agravo de grande representatividade no Brasil, podendo se originar de vírus, bactérias, fungos e parasitas. Os sorogrupos que mais frequentemente causam a doença são: A, B, C, Y e W135. A transmissão da Doença Meningocócica ocorre geralmente pelo contato íntimo com um portador assintomático ou um doente, e ainda por contato direto com secreções respiratórias. 

“Essa doença pode atingir pessoas de qualquer idade, mas a maior prevalência é em crianças menores de cinco anos, principalmente aquelas menores de um ano”, revela a coordenadora da FMS.

“No ano de 2009, o Brasil registrou 2.638 casos, com 547 óbitos, o que representou uma letalidade de 21%, e isso é grave!”, alerta Borba. Segundo a médica, até o ano de 2005, existia em todo o Brasil uma predominância para a Doença Meningocócica tipo B, havendo em seguida uma substituição pelo sorogrupo C, e isso vem aumentando nos últimos anos. 

“O tipo C era responsável, no ano de 2000, por 26% dos casos de meningite meningocócica, passando para 75% em 2009, por isso foi incluída agora no calendário anual de vacinação”, frisa a médica. “Portanto, estamos diante de um problema que não pode se agravar e precisamos estancar esse crescimento da doença, mas para isso é necessária a participação da comunidade, principalmente dos pais de crianças nessas faixas etárias. Basta um pequeno esforço, ou seja, levar essas crianças às 90 salas de vacina existentes na maioria das unidades de saúde do município espalhadas pelos bairros da cidade, lembrando que até o dia 31 de janeiro de 2011 as crianças de um a dois anos devem tomar a dose única”, conclui Borba.
Fonte: Portal AZ

Últimas Notícias

Postagens Populares

CHARGES: Cotidiano - Ofensa escondida

TV AGORA

Marcadores

 
AGORA | by TNB ©2010